sexta-feira, março 27, 2009

Já estão assustados…

Ainda não passaram 24 horas sobre a nomeação de Ana Gomes como cabeça de lista do PS à Câmara Municipal de Sintra e eis que já se perfilam os primeiros ataques.
Em primeiro lugar afirma-se que foi um processo internamente conturbado. Não sei o que é para o Sr. Vereador Marco Almeida um processo conturbado mas num total de 56 votos existirem 52 a favor da candidatura da Dr. Ana Gomes e do Dr. Domingos Quintas não me parece ser um sinal de perturbação partidária.
E não…
No PS não se vota com o braço no ar.
Sem passarem 24 horas sobre a hora de nomeação já nos aparece um PSD assustado: Vejam bem que não entende o PSD como poderá a Dr. Ana Gomes estar na lista do parlamento europeu e ao mesmo tempo ser candidata à CMS.
Eu explico: ao contrário de outros a Dra. Ana Gomes é uma personalidade querida e disputada por vários fóruns.
Ao mesmo tempo que teve a ambição de transformar Sintra teve também o reconhecimento de ter sido uma grande deputada europeia. Nada mais natural do que submeter ao escrutínio de todos os eleitores o seu trabalho no mandato passado no parlamento europeu.
Que sossegue desde já o PSD. A Dr. Ana Gomes quando ocupou cargos ocupou-os sempre em regime de exclusividade. Quando foi diplomata foi só diplomata. Quando foi dirigente nacional do PS foi só dirigente nacional do PS. Quando foi deputada ao parlamento europeu foi só deputada ao parlamento europeu.
Mas o PS nesta hora tem de se associar ao PSD. Efectivamente a CMS no estado em que será deixada pelo PSD será um desafio hercúleo pelo que só em regime de total exclusividade se poderá endireitar o rumo.
Aproveita ainda a JS de Rio de Mouro para se associar ao Sr. Vereador Marco Almeida na sua reflexão sobre “dois amores”. Gostaríamos muito de ter um presidente que se dedicasse exclusivamente à 2ª maior câmara do país como sugere o Sr. Vereador. Um presidente que não tivesse perdido tempo sendo director de jornais de associações desportivas. Um presidente que nunca tivesse abandonado Assembleias Municipais ou faltado às mesmas por ter compromissos televisivos.
Com este discurso, com este desejo do sr. Vereador, talvez o PS tenha um voto com o qual não contava nas próximas eleições autárquicas.

Ana Gomes é candidata do PS à Câmara Municipal de Sintra

A Comissão Política Concelhia de Sintra do Partido Socialista reuniu ontem, dia 26 de Março, pelas 21 h na cidade de Agualva-Cacém.

O principal ponto da Ordem de Trabalhos foi a nomeação de Ana Gomes como candidata à Câmara Municipal de Sintra nas próximas eleições autárquicas.

Pela sua dimensão histórica, social e económica, Sintra é um concelho de extrema importância e uma prioridade política para o Partido Socialista. Nos últimos dois mandatos, o Município de Sintra tem sofrido as duras consequências de uma governação medíocre onde impera a inércia, incapaz de tomar decisões fundamentais para o desenvolvimento local, prejudicando, fortemente, a população do concelho e a sua qualidade de vida.

O PS tem a obrigação de tudo fazer para mudar, urgentemente, esta situação nas próximas eleições autárquicas. Sabemos das enormes potencialidades do Concelho de Sintra e da capacidade empreendedora das suas gentes. Mas essas qualidades só poderão ser animadas e revitalizadas com o Partido Socialista na liderança dos destinos do Município.

Reunida na cidade de Agualva-Cacém, a Comissão Política Concelhia de Sintra aprovou a nomeação da Ana Gomes para encabeçar e liderar a candidatura socialista à Câmara de Sintra. De igual modo, decidiu aprovar a nomeação do Domingos Quintas como número dois na lista do PS à Câmara Municipal de Sintra.

Para a Comissão Política Concelhia de Sintra, esta candidatura apresenta uma mais valia política de grande dimensão e proporcionará uma vitória socialista nas eleições para a Câmara de Sintra. Ao reconhecido mérito, político e profissional, de Ana Gomes, tanto no plano nacional como internacional; acresce o inegável reconhecimento local, o conhecimento do Concelho e da vida autárquica de Domingos Quintas.

A Comissão Politica Concelhia de Sintra.
Agualva-Cacém, 26 de Março de 2009

JS na Rádio Clube de Sintra

No próximo dia 27 de Março, Dia Nacional da Juventude, a Juventude Socialista do Concelho de Sintra irá participar no Fórum RCS, a convite da Rádio Clube de Sintra.

O programa estará no ar entre as 10h e as 12h e poderá ser acompanhado através da frequência 91.2 fm ou através da internet em http://www.radioclubedesintra.pt

Sabe quem é o seu Presidente da Junta?

Apanhei um estudo que a Marktest fez, que tem uns resultados muito interessantes

Aos residentes no Continente com 18 e mais anos foram colocadas duas questões: "O/A Senhor/a sabe quem é o presidente da junta de freguesia onde reside?" e "O/A Senhor/a sabe quem é o presidente da câmara do concelho onde reside?".
Os resultados da sondagem mostram que os portugueses parecem mais informados sobre as personalidades que ocupam a presidência de Câmara do que a da Junta: 75.3% dos inquiridos referiu saber quem é o presidente da Junta de Freguesia onde reside, enquanto 88.8% disse saber quem é o presidente da Câmara do concelho onde reside.
As respostas a estas questões evidenciam também uma diferença qualitativa entre os grandes centros urbanos e o resto do Continente, sobretudo no que diz respeito ao presidente da Junta de Freguesia, personalidade que 47.5% dos residentes na Grande Lisboa diz desconhecer. Pelo contrário, no Interior Norte 89.4% dos inquiridos diz saber quem é o seu presidente de Junta.
Na Grande Lisboa, um em cada quatro inquiridos referiu mesmo desconhecer o presidente da Câmara do concelho de residência, em claro contraste com os 4.4% de inquiridos no Interior Norte que deram a mesma resposta.
No Grande Porto regista-se o maior diferencial entre os que dizem saber quem é o presidente de Câmara e os que dizem saber quem é o presidente de Junta (respectivamente, 92.1% e 66.3% dos residentes na região), ao passo que no Litoral Centro esse diferencial é o menor (92.3% dizem saber quem é o presidente de Câmara e 87.2% dizem saber quem é o presidente da Junta).


O estudo pode ser encontrado no seguinte link:
http://www.marktest.com/wap/a/n/id~12e5.aspx

quarta-feira, março 25, 2009

Olívia patroa ou Olívia empregada?

No final de um almoço do American Club of Lisbon Santana Lopes disse que “não basta culpar o Ministério da Administração Interna” pela insegurança em Lisboa.

Citamos Santana Lopes para dar mais um exemplo de como o PSD é errático e “navega à vista” no lançamento de propostas para a gestão da coisa pública.

Em Lisboa, onde a autarquia é governada pelo PS, o PSD diz que a questão da segurança não é exclusiva da Administração Interna e chega mesmo a brandir a bandeira das polícias municipais. Em Sintra, local onde o PSD controla o poder autárquico, a responsabilidade da insegurança e da criminalidade é do governo central e do Ministério da Administração Interna. Em que ficamos? Qual é a politica de segurança defendida pelo PSD? Qual o rumo preconizado pelo PSD para a concertação de estratégias de segurança entre poder central e poder autárquico?

A ver se nos entendemos:

O PSD (que se diz o partido da verdade!) defende quando é poder autárquico que a responsabilidade da segurança é do governo central. Em Sintra chega mesmo a afirmar que a Policia Municipal tem um carácter meramente administrativo.

Quando não é poder autárquico o PSD exige às autarquias a assunção de responsabilidades na área da segurança e prevenção da criminalidade. Reclama mesmo uma participação efectiva da Policia Municipal na defesa dos interesses de segurança dos cidadãos.

É assim que o PSD se quer afirmar como alternativa nos vários níveis de participação? É assim que planeiam e tratam assuntos tão sensíveis como a segurança e a criminalidade?

Qual o discurso do PSD em matéria de segurança? O da Olívia patroa? Ou o da Olívia empregada?

Já não há dúvida. Existem vários PSD’s. E todos eles politicamente irresponsáveis…

terça-feira, março 03, 2009

Falta de seriedade política...

Manuela Ferreira Leite disse, aos microfones do RCP, que não tinha ouvido no congresso do PS uma única referência à crise que o país atravessa.

Conclusão: Ou Manuela Ferreira Leite é muito distraída ou sofre de perturbações auditivas.

segunda-feira, março 02, 2009

Fernando seara voltou a aparecer em grandes parangonas nos jornais…

Exaltado questionei-me acerca da razão:

Escola inaugurada em Sintra? Equipamento social inaugurado em Sintra? Renovação de pavimentos da rede viária em Sintra? Inauguração de equipamento desportivo ou de lazer em Sintra? Promoção de planos de reabilitação urbana em Sintra? Qualquer coisa de novo em Sintra?

Ò ilusão momentânea…

Afinal o Sr. Prof. vai só passar da SIC para a TVI nas suas rábulas semanais sobre desporto.

Até quando Sintra aguentará? Até quando Sintra ficará adiada? Até quando...?

Socialismo Cientifico

"Os donos do capital vão estimular a classe trabalhadora a comprar bens caros, casas e tecnologia, fazendo-os dever cada vez mais, até que se torne insuportável. O débito não pago levará os bancos à falência pelo que estes terão que ser nacionalizados pelo Estado"

Karl Marx, in Das Kapital, 1867