sexta-feira, março 27, 2009

Sabe quem é o seu Presidente da Junta?

Apanhei um estudo que a Marktest fez, que tem uns resultados muito interessantes

Aos residentes no Continente com 18 e mais anos foram colocadas duas questões: "O/A Senhor/a sabe quem é o presidente da junta de freguesia onde reside?" e "O/A Senhor/a sabe quem é o presidente da câmara do concelho onde reside?".
Os resultados da sondagem mostram que os portugueses parecem mais informados sobre as personalidades que ocupam a presidência de Câmara do que a da Junta: 75.3% dos inquiridos referiu saber quem é o presidente da Junta de Freguesia onde reside, enquanto 88.8% disse saber quem é o presidente da Câmara do concelho onde reside.
As respostas a estas questões evidenciam também uma diferença qualitativa entre os grandes centros urbanos e o resto do Continente, sobretudo no que diz respeito ao presidente da Junta de Freguesia, personalidade que 47.5% dos residentes na Grande Lisboa diz desconhecer. Pelo contrário, no Interior Norte 89.4% dos inquiridos diz saber quem é o seu presidente de Junta.
Na Grande Lisboa, um em cada quatro inquiridos referiu mesmo desconhecer o presidente da Câmara do concelho de residência, em claro contraste com os 4.4% de inquiridos no Interior Norte que deram a mesma resposta.
No Grande Porto regista-se o maior diferencial entre os que dizem saber quem é o presidente de Câmara e os que dizem saber quem é o presidente de Junta (respectivamente, 92.1% e 66.3% dos residentes na região), ao passo que no Litoral Centro esse diferencial é o menor (92.3% dizem saber quem é o presidente de Câmara e 87.2% dizem saber quem é o presidente da Junta).


O estudo pode ser encontrado no seguinte link:
http://www.marktest.com/wap/a/n/id~12e5.aspx