segunda-feira, julho 30, 2007

Agora que Julho acaba...

Começa Agosto, e Agosto traz Jazz na Gulbenkian :)

A não perder, de 3 a 11!

Podem ver aqui o programa: http://www.musica.gulbenkian.pt/jazz/index.html.pt

quinta-feira, julho 26, 2007

João Soares nega «qualquer deriva autoritária»

O deputado socialista (e vereador da CMS) não concorda com as declarações do ex-candidato presidencial sobre a existência de um clima adverso às liberdades no país.

«Seria a primeira pessoa a protestar se houvesse alguma coisa no país que colocasse em causa a liberdade de expressão», declarou à Lusa o ex-presidente da Câmara de Lisboa e adversário de Manuel Alegre e de José Sócrates na corrida à liderança do PS em 2004.

Em artigo publicado ontem no jornal Público, Manuel Alegre denuncia a existência de «um clima propício a comportamentos com raízes profundas na nossa história, desde os esbirros do Santo Ofício até ao bufos da PIDE».

João Soares considerou que «é sempre útil que alguém, escreva sobre os temas do medo e da liberdade», mas negou em absoluto que haja em Portugal «qualquer deriva autoritária».

«Por pura incapacidade, a oposição tem feito passar a ideia de que há uma suposta deriva autoritária no país, empolando casos como o do professor [Fernando Charrua], pessoa perfeitamente situada no PSD», justificou o dirigente socialista.

Segundo João Soares, em matéria de pluralismo, «o principal problema que existe em Portugal está relacionado com a concentração dos meios de comunicação social em poucos grandes grupos económicos».

«Felizmente hoje hà Internet e lá se vai conseguindo tornear esse problema», acrescentou.

Sobre as referências críticas feitas por Manuel Alegre ao clima interno no PS, advertindo que o seu partido «não pode auto-amordaçar-se», João Soares também se demarcou do vice-presidente da Assembleia da República.

«Não fiquei feliz com a escolha que se fez no PS em 2004 [derrota perante Sócrates], assim como não fiquei feliz com o resultados de algumas eleições autárquicas, legislativas ou presidenciais, mas isso nada tem a ver com qualquer clima de menor liberdade», reagiu(...)

Fonte: Jornal Sol



Ainda há gente que discorda mas que tem perfil sério e construtivo...

Alegre

O deputado socialista Manuel Alegre já não esconde ao que está e ao que vem. O jogo de estratégia política está a acabar. Penso que Manuel Alegre se prepara para criar uma cisão no PS. Que assim seja!
Não temos é de conviver com alguém que manifestamente já não se enquadra neste partido. E não é por ter opinião divergente da maioria. É por não respeitar a vontade desta maioria. Manuel Alegre não aceita que os militantes não o tenham escolhido para secretário-geral. Manuel Alegre não concebe que a direcção nacional não o tenha escolhido como candidato á presidência. É isto ser democrata? De cada vez que sofre um revés, Manuel Alegre fala em medo. Hoje como no passado. Não percebe nem admite que as escolhas possam ser democraticamente outras, para além da sua pessoa. Não está em causa o passado de lutador de Manuel Alegre. Não está em causa o seu apego á democracia e á liberdade. Mas não está nem pode estar também ele isento a criticas...

segunda-feira, julho 23, 2007

Nunca mais digo mal da Linha de Sintra

On average 4,000 people die a year on Mumbai's railways, crushed under trains, electrocuted by overhead power lines or killed as they lean from jam-packed carriages to gasp for air. It is perhaps the world's deadliest commute.



Na CNN.

Acho que ainda não temos disto na linha de Sintra.. bem, tinha uma amiga que fazia o truque de apanhar o comboio para Sintra, e em Sintra ficar sentada até Lisboa.. :P

Esclarecimento

Do nosso camarada e amigo João Alves, membro do executivo da junta de freguesia de Rio de Mouro, responsável pelo pelouro das obras, chegou-nos o seguinte texto de esclarecimento relativamente ao post acerca dos acessos pedonais ao Feira Nova, que muito agradecemos:


“Efectivamente este problema da falta de ligações pedonais, não só no local onde a questão foi levantada, mas também noutros pontos da Freguesia nomeadamente na travessia do IC19, são questões que não estão esquecidas.
Com certeza todos nós nos lembramos que foram questões levantadas quando da elaboração do nosso plano de intenções com o qual concorremos á Junta de Freguesia.
Se lerem também o plano de actividades da Junta de Freguesia, verão que na área das obras se vem recolocando há já algum tempo a intenção de uma ligação pedonal e ciclovia que una desta forma a nossa Freguesia separada pelo IC19.

Confesso que é a primeira vez que vejo sugerida uma ligação nesta zona, mas numa primeira análise, julgo que faz todo o sentido.
Julgo também que nesta zona específica fará todo o sentido entrar em contacto com as superfícies comerciais, que para além dos fregueses vão usufruir com o melhoramento dos acessos aos seus espaços.

Espero dentro em breve ter novidades sobre este assunto!

Saudações Socialistas.”


Obrigado João Alves, não só pelo esclarecimento como pelo trabalho que tens desenvolvido a favor da nossa freguesia. A tarefa é árdua mas confiamos em ti…

Subliminar...

Não resisto mais uma vez a citar o Prof. Vital Moreira, académico brilhante e analista rigoroso:

"Poder, sim; compromisso, não

Afinal, contrariando indicações anteriores, Helena Roseta está disponível para aceitar um pelouro na CM de Lisboa, se Costa lho oferecer. Mas diz não aceitar uma coligação, recusando portanto comprometer-se com a gestão da Câmara.
Engano-me, ou isto tem algo a ver com puro e simples oportunismo? Como é que se pode ter um pelouro, sem um compromisso de aceitação da política definida para a CM de Lisboa?!"


Para quem quiser entender...

sexta-feira, julho 20, 2007

Pergunta:

Alguém me explica porque é que não existe nenhum passeio que ligue a Serra das Minas ao Feira Nova, tendo em conta que existe um número significativo que realmente faz esse trajecto a pé correndo o risco de ser atropelado por condutores distraidos (nomeadamente, eu)?

quinta-feira, julho 19, 2007

Frase do dia

"It is a truism that almost any sect, cult, or religion will legislate its creed into law if it acquires the political power to do so, and will follow it by suppressing opposition, subverting all education to seize early the minds of the young, and by killing, locking up, or driving underground all heretics."

- Robert A. Heinlein

segunda-feira, julho 16, 2007

Putin mostra os dentes

Dos "esgotos" da Internet, a JS de Rio de Mouro traz esta maravilhosa análise sobre a recente (e pouco divulgada) crise Russia-Resto-do-Mundo:

Isto implicava por exemplo, que países como a Roménia ou a Bulgária, porque estavam geograficamente mais afastados do centro da Europa podiam dispor proporcionalmente de maior numero de blindados.
Ocorre que com o passar dos tempos, não só a Roménia e a Bulgária passaram a fazer parte da NATO, como também se juntaram à NATO países como a Polónia e mais significativamente os estados do Báltico, Estónia, Lituânia e Letónia.

É assim que com a adesão destes novos países a outro dos blocos militares europeus o tratado CFE teve que se novamente interpretado, porque a linha divisória na Europa Central moveu-se para leste e os «anéis concêntricos» que delimitavam as áreas onde poderiam ser colocados os tanques e veículos blindados moveram-se igualmente na direcção da antiga União Soviética.


Leiam o resto aqui

Parabéns...

Parabéns António Costa!
Parabéns Lisboa!
Parabéns PS!

Já está...



domingo, julho 15, 2007

Desde 1128

Saramago escreve no DN que Portugal devia ser uma provincia de Espanha:

«Já temos a Andaluzia, a Catalunha, o País Basco, a Galiza, Castilla La Mancha e tínhamos Portugal».


Está doente. Nem encontro palavras para descrever o quão abjecta e insultuosa é esta ideia para um povo independente à quase 900 anos - Não obrigado, gosto da Independência Portuguesa, gosto de ser eu a eleger os chefes do nosso governo.

sexta-feira, julho 13, 2007

Cancer for the Cure

Imbecil é, no mínimo, o que se pode chamar ao seguinte comentário do Editorial do DN de hoje:


Há dias, o primeiro-ministro confessou-se tão chocado como a opinião pública sobre os casos de professores que morreram de cancro depois de duas juntas médicas lhes terem recusado o direito à reforma.

Numa reacção pouco habitual, José Sócrates prometeu mudanças imediatas na legislação, que foram ontem aprovadas em Conselho de Ministros. As alterações reforçam o direito ao recurso da avaliação de incapacidade e mesmo a possibilidade de ser o próprio a indicar um médico da sua confiança para fazer parte da equipa. As juntas deixarão de ser compostas por elementos da Caixa Geral de Aposentações não profissionais da saúde. Agora terão apenas médicos.

Esta decisão pode não ser garantia de uma melhor ou pior avaliação. Mas tem a vantagem de agradar imediatamente à opinião pública. E a melhor prova de que o Governo cedeu à pressão é o facto de ter admitido que poderá ter de tomar ainda mais medidas para aperfeiçoar o sistema. Caso estas não cheguem.



Ora, desta última afirmação concluimos que o Governo é fraco por resolver problemas de forma expedita.

Devemos por isso esperar elogios rasgados do DN sempre que este ou qualquer outro Governo demorar anos a resolver problemas gritantes, ou muito simplesmente se não os resolver!

A isto chama-se dizer mal por dizer mal - Fala-se muito da má qualidade dos Políticos em Portugal, e eu até concordo. O que já não se fala muito é da má qualidade dos Jornalistas Portugueses. Porque opinião ou não, um Jornalista tem uma profissão de responsabilidade e devia fundamentar o que diz, em vez de atirar pasteis para o ar.

terça-feira, julho 10, 2007

Debates...

A 12 são impossíveis. Mas deu para perceber que o Dr. Negrão pratica a politica do boato, da suspeição e do vale tudo. O PSD já não se lembra de quem esteve no poder nos últimos 2 anos… Nem reconhece nas suas listas alguns vereadores que vêm do mandato anterior… Amnésia parcial…

segunda-feira, julho 09, 2007

Originalidade SFF

A Guterres colaram a moleza... Será que a Sócrates vão conseguir colar o autoritarismo? A manobra já foi tentada e deu resultado!

sábado, julho 07, 2007

Critérios...

Se fossemos justos, Sintra teria eleito os seguintes monumentos:
Palácio da Pena
Palácio da Vila
Castelo dos Mouros
Convento dos Capuchos
Quinta da Regaleira
Palácio de Queluz
Monserrate...

Ora contem lá e vejam se Sintra podia ou não podia ter limpo tudo!

Já está...

O Palácio da Pena é oficialmente uma das sete maravilhas de Portugal. Parabéns Sintra!

Piada do Dia

PCP pede ao Governo para recuar nos tiques anti-democráticos


Os senhores do "A Coreia do Norte é uma Democracia", do Centralismo Democrático e dos Referendos à la carte têm o desplante de acusar o PS de falta de Democracia?

O PCP nem tem Democracia dentro das suas fileiras, quanto mais cá fora.

E pelos vistos, nem mais argumentos para atacar o Governo, apenas Dois funcionários (entre 700.000) públicos desagradados.

Pobre PCP.

quinta-feira, julho 05, 2007

É a confirmação

Comicios ao ar livre estão ultrapassados como elemento dinamizador do eleitorado, e como elemento angariador de votos.

Só servem para as câmaras.

Alguém duvida que 99% das pessoas que estiveram no comicio de hoje em Lisboa eram do PS?

Democracias

Anda para aí um bruá desgraçado porque, afirmam alguns, a “qualidade da democracia” está em causa.
De tantos casos já começa a cheirar mal.
Começa a parecer que existe uma estratégia para colar o PS a tiques ditatoriais.
No dia em que o PS aceitar lições de democracia seja de que partido for, eu emigro. Porque nesse dia, meus amigos, a democracia já se foi há muito.

O PCP e o referendo

Encontrei numa das minhas incursões pela net, um texto fabuloso do Prof. Vital Moreira que não resisto a publicar aqui:

"O referendo (4)
Fiel, fiel nesta matéria é o PCP, sempre contra a UE, sempre pelo referendo para efeitos de agitação do seu antieuropeísmo (e, quem sabe, a sorte grande de uma eventual vitória do não).
De resto, nisto de referendos o PCP não tem grandes pruridos de coerência. No caso da despenalização do aborto, por exemplo, foi militantemente contra o referendo. Porquê? Porque aí o PCP era pela despenalização e, como havia maioria parlamentar no mesmo sentido, já o povo podia ser bem dispensado. Portanto, há uma doutrina PCP sobre o referendo: quando o PCP é contra certa solução, mas há uma maioria parlamentar a favor, o PCP é pelo referendo; nas matérias em que o PCP é a favor e existe uma maioria parlamentar no mesmo sentido, o PCP é contra o referendo. Elementar, não é?"

in http://causa-nossa.blogspot.com/

quarta-feira, julho 04, 2007

Discurso do PS na Assembleia de Freguesia

Exmo. Sr. Presidente da Assembleia de Freguesia
Exmo. Sr. Presidente da Junta de Freguesia
Exmo. Sr. Vereador da Câmara Municipal de Sintra
Demais eleitos
Exmo. Sr. Comandante do Posto da GNR, uma palavra especial em vésperas de nos deixarem, com um sentido agradecimento pelo serviço prestado
Exmos. Srs. Representantes da Comunicação Social
Demais convidados



Celebramos hoje o 14º aniversário da elevação de Rio de Mouro a vila.

Permitam-me que as primeiras palavras sejam dirigidas a todos aqueles que contribuíram para a efeméride que hoje celebramos.

Rio de Mouro, fruto de um crescimento acelerado nem sempre regrado e nem sempre estruturado, tem problemas bem identificados e que importa hoje aqui referir.

Sabemos que na origem destes problemas esteve o tal crescimento desregrado, associado á necessidade de responder a migrações internas e externas de pessoas que procuram nas grandes cidades a sua realização pessoal.

Temos uma vila com carências graves ao nível de infra-estruturas de lazer e espaços verdes, somos uma freguesia com uma rede viária e equipamentos colectivos em degradação, somos uma freguesia que sofre com o tratamento dispensado por alguns organismos municipais. Dou hoje aqui como exemplo, a situação incrível que se passa na Estrada Marquês de Pombal associada aos SMAS.

Todos estes problemas estão bem referenciados e aguardam resolução, que acreditamos todos, será breve e terminará com sucesso. Temos condições para isso.

Mas de todos os problemas de Rio de Mouro, gostaríamos hoje, dia de celebração da elevação de Rio de Mouro a vila, colocar aquele que porventura será o maior de todos e de resolução mais difícil:

O Sentimento de todos aqueles que aqui habitam em relação ao sitio onde vivem.

E é o de mais difícil resolução, até por não ter solução directa e evidente.



O progresso dividiu fisicamente a nossa vila em 2 colocando o IC-19 como barreira á união entre 2 pólos. A norte ficou o crescimento urbano com as suas carências ao nível de infra-estruturas, a sul ficou uma zona ainda com traços de profunda ruralidade, associada a quintas e casais agrícolas, propriedade de famílias abastadas que tinham as suas propriedades em Rio de Mouro, pasme-se, para férias! Foi também nesta zona que surgiu o primeiro núcleo industrial do concelho se Sintra com o aparecimento da fábrica de tinturaria e estamparia. No final do século XIX nasce também aqui a primeira colectividade, a sociedade 1º de Dezembro.

Seremos nós capazes de preservar o património e matriz histórico da nossa freguesia, especialmente do núcleo sul da nossa vila?

Seremos nós capazes de dotar a nossa vila de infra-estruturas e equipamentos públicos com qualidade e dimensão comparáveis ao volume de população que aqui trabalha e reside?

Seremos nós capazes de preservar a matriz actual, requalificar e preservar a zona a sul do IC-19?

Seremos nós capazes de colocar a zona rural e florestal como “escape” á densidade urbana da parte norte?

Estes são os nossos desafios.

Consideramos tal como Sócrates, o filósofo, que “Uma vida sem desafios não vale a pena ser vivida”.

Faço parte de uma geração que foi nascida e criada na freguesia de Rio de Mouro. Quiçá a 1ª geração cuja maioria de nós, chegados os meses de verão, não comenta com amigos e vizinhos a sua intenção de “ir á terra”.

Já estamos na nossa “Terra”.

É este sentimento de pertença a uma localidade que coloca a Rio de Mouro o seu mais nobre desafio…

Temos de dotar a nossa vila dos meios necessários para estimular nas suas gentes o apego á sua terra e o interesse a tudo aquilo a que a ela está ligado.

Este é o desafio fundamental!

Só assim conquistaremos o futuro de forma sustentada.

É necessária uma mudança no paradigma relacional entre Rio de Mouro e a sua população.

Temos de transformar, o que começou por ser uma necessidade, numa afectuosidade.

Temos de criar o Rio de Mouro “dos afectos”.

Ganho este desafio, e com a quantidade de jovens que aqui vivem ou trabalham verdadeiramente apegados á sua terra, teremos ganho o mais importante dos combates. O do Futuro. O da ligação desta nossa terra a gerações e gerações de nós.

Uma última palavra para todos aqueles que hoje serão homenageados. O PS apresenta as mais calorosas saudações ás pessoas e instituições da nossa vila que lhe deram mais dimensão e contribuíram para a melhorar ou preservar. Pessoas que aqui vivem e viveram as suas vidas e instituições que muito dignificaram a freguesia ao estarem situadas na nossa terra. Um muito bem – haja a todos vós. São seguramente o início da utopia do “Rio de Mouro dos afectos”. Sejamos todos capazes de seguir o vosso exemplo e tornar a nossa querida vila num melhor lugar para todos…

Muito Obrigado.

Assembleia de Freguesia

Decorreu ontem, no auditório da igreja, a sessão da assembleia de freguesia, comemorativa do 14º aniversário da elevação de Rio de Mouro a vila.
A sessão foi dividida em três partes distintas. A primeira consistiu num momento musical por parte do conservatório de música de Sintra, com alunos bolseiros da junta de freguesia.
A segunda parte foi composta de discursos dos partidos com assento na assembleia de freguesia.
A reunião foi concluída com entrega das medalhas de mérito da freguesia a pessoas ou instituições que se tenham destacado.