terça-feira, abril 28, 2009

Eles é que têm juízo!!!

“Nenhum dos notáveis do PSD, entre os quais Marcelo Rebelo de Sousa, Pedro Passos Coelho, Pedro Santana Lopes e Nuno Morais Sarmento, quiseram comentar as palavras da líder social-democrata. Todos eles confessaram ao DN não ter visto a entrevista.”

Realmente têm razão...

Ver a entrevista para quê?
Para ouvir o bota-abaixo do costume? Para ouvir o PSD renegar hoje o que disse ontem?
Para ouvir a Dra. Manuela Ferreira Leite renegar o que disse 5 minutos antes?
Para me assustar com o facto do PSD não ter um rumo alternativo para o país? Para me preocupar com o facto do maior partido da oposição não ter uma visão sobre o futuro?


Ver e ouvir hoje a líder do PSD para quê? Masoquismo!?!? Não obrigado!

sábado, abril 25, 2009

25 de Abril, SEMPRE!

quarta-feira, abril 22, 2009

Nobel da Paz elogia Portugal por aposta nas renováveis

O presidente do Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas da ONU e prémio Nobel da Paz, Rajendra Pachauri, declarou hoje que "a humanidade está a aproximar-se do precipício" e que Portugal parece estar no bom caminho para o evitar.
O galardoado com o Nobel da Paz juntamente com Al Gore em 2007 foi o orador da conferência "Alterações Climáticas e o Desafio do Desenvolvimento Sustentável", iniciativa no âmbito do Programa Futuro Sustentável, lançado em 2007 pelo Expresso e pelo BES.

Segundo Rajendra Pachauri, "a humanidade está a aproximar-se do precipício" e se não mudar os passos cai nele.

A capacidade dos ecossistemas e da sociedade conseguirem absorver a deterioração dos recursos naturais da Terra foi ultrapassada em meados dos anos 1980, assinalou o cientista, precisando que actualmente é excedida em 30% a capacidade de regeneração do planeta.

"Muito do que Portugal está a fazer pode ser uma inspiração para o resto do mundo", disse, apontando a maior central de energia solar no mundo e o que é feito com a energia das ondas e a energia do vento.

"Os portugueses estão a fazer muito para conseguir o que é preciso", adiantou Rajendra Pachauri, sugerindo um trabalho conjunto "no desenvolvimento do que é chamada a segunda geração da tecnologia dos biocombustíveis".

Os impactos em Portugal das alterações climáticas passarão, segundo o cientista, pela falta de água, secas mais frequentes e mais prolongadas, época de fogos maior e aumento da frequência das ondas de calor, mas também pela redução das áreas aráveis e da biodiversidade, pela diminuição do turismo no Verão e aumento na Primavera e Outono.

Embora notando que o impacto das alterações climáticas será diferente em diferentes zonas do planeta, Rajendra Pachauri salientou que os problemas localizados terão consequências globais.

"Quando o comité Nobel nos deu (também ao ex-vice-presidente norte-americano Al Gore) o prémio da Paz 2007 foi uma clara aceitação do facto de que existe uma forte ligação entre as alterações climáticas e a paz e segurança no mundo", adiantou.

Para limitar o aumento da temperatura é necessário estabilizar a concentração dos gases com efeito de estufa e isso terá que ser feito até 2015, alertou.

Defendendo ser preciso "caminhar muito rapidamente para uma sociedade de baixo carbono", Rajendra Pachauri apelou ao desenvolvimento de "todo o tipo de soluções" e à sua aplicação o mais rapidamente possível, nomeadamente novas tecnologias em energias renováveis, mudanças no estilo de vida e atribuir um preço ao carbono, como "um poderoso sinal ao mercado e aos consumidores".

As medidas eficazes são as que sinalizam o caminho e dão incentivos aos passos correctos, considerou.

Informar e consciencializar as pessoas do que está em jogo, taxar o que prejudica o ambiente e incentivar o que o beneficia deverão fazer parte do caminho a seguir, segundo o cientista.



Diário Digital / Lusa

terça-feira, abril 21, 2009

Daquelas coisas que tem de ser ditas..

Os Portugueses são parvos.

Observem:

Quase dois terços dos portugueses defende que o país estaria melhor protegido contra a crise económica e financeira se a antiga moeda nacional, o escudo, ainda existisse, segundo um estudo de opinião divulgado em Bruxelas.

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=13&id_news=383854

Indo directo ao assunto:
Se ainda tivessemos Escudo, com um défice comercial de 10%, uma dívida Pública de 65%, e um défice de 3%, Portugal estaria tecnicamente falido, numa situação análoga à que esteve da última vez que cá interveio o FMI, e se teve de "cortar a direito".

Ponto final.
Uma Economia não é diferente de uma casa, não podemos constantemente gastar mais do que ganhamos, e eventualmente o banco cansa-se de nos emprestar dinheiro.
A sorte da economia Portuguesa é que tem um Avalista chamado "Euro", que nos garante um fluxo constante de dinheiro, por nos dar credibilidade que de outra forma não teriamos.

segunda-feira, abril 20, 2009

Partido Tabu!!!

O PSD é o partido tabu!!! Soluções para a crise? Tabu! Lista ao parlamento europeu? Tabu! Candidato a Sintra? Tabu!!!

terça-feira, abril 14, 2009

Começa mal...

De cada vez que lhe é dado protagonismo, Paulo Rangel vem com uma conversa que já cansa.
No 25 de Abril fez um discurso sobre “medo” e “falta de democracia” no país.
Agora que encabeça a lista do PSD para as europeias vem dizer que Vital Moreira quer uma “campanha amordaçada”.
Paulo Rangel é politicamente patético.
Agita fantasmas e apela ao medo das pessoas. Enquanto estratégia politica a táctica é absolutamente lamentável.
Se alguém quis amordaçar a campanha foi quem apresenta um candidato a dois meses das eleições.

Escolas de Sintra sem Refeitório : Crianças sofrem com inércia da Câmara

As últimas declarações públicas do Presidente da Câmara Municipal de Sintra, Fernando Seara, sobre as crianças que apresentam sinais de subnutrição nas escolas, foram de uma demagogia atroz.

Não é que o problema de subnutrição das crianças não exista. Ele é real e preocupante!

Mas “sacudir a água do capote” e apontar as culpas para as famílias, dizendo que as crianças chegam à escola mal alimentadas, merece correcção e obriga a colocar, nesta matéria, fortes questões e interrogações à actuação do Executivo Municipal liderado por Fernando Seara.

Então, Sr. Presidente Fernando Seara, e aquelas muitas escolas do Concelho de Sintra que continuam à espera de refeitório? Aquelas crianças não merecem, igualmente, cuidados e atenção? Não precisam de uma alimentação equilibrada e regular?

Quase dois mandatos passados e nada! São vinte as escolas do 1º Ciclo em Sintra que não possuem refeitório… Vinte, Sr. Presidente! Multiplique-se pelo número de alunos e a expressão torna-se muito preocupante.

Este é o espelho da desgraça em que caiu o Concelho de Sintra. Quase oito anos de marasmo, de desinteresse, de abandono. E esse abandono chegou até às nossas crianças… E esse desinteresse espalhou-se pela Autarquia como uma praga… E essa desgraça bate todos os dias à porta dos munícipes de Sintra.

Escolas de 1º Ciclo sem Refeitório no Concelho de Sintra:
1 - Agualva Nº 2
2 - EB1 Nº 1 de Albogas (Almargem do Bispo)
3 - EB1 de Aruil de Baixo (Almargem do Bispo)
4 - EB1 Nº 2 dos Camarões (Almargem do Bispo)
5 - EB1 de Negrais (Almargem do Bispo)
6 - EB1 da Baratã Meleças (Belas)
7 - EB1 Nº 2 do Cacém
8 - EB1 de Lameiras (Terrugem)
9 - EB1 da Terrugem
10 - EB1 de Colares
11 - EB1 Nº 1 de Albarraque (Rio de Mouro) Vai Fechar segundo a Carta Escolar
12 - EB1 N º 4 Albarraque( Rio de Mouro)
13 - EB1 da Baratã ( Mem-Martins)
14 - EB1 de Morelena (Pêro Pinheiro) Os alunos vão almoçar a Centro Social de Morelena financiamento da Educa paga renda mensal
15 - EB1 de Anços ( Montelavar)
16 - EB1 de Maceira (Montelavar)
17 - EB1 de Montelavar
18 - EB1 de Alvarinhos ( São João das Lampas)
19 - EB1 de Fontanelas (São João das Lampas)
20 - EB1 de Ranholas (São Pedro Penaferrim).


Os Vereadores do Partido Socialista

segunda-feira, abril 13, 2009

Diferenças...

O vereador Marco Almeida atacou a candidatura da Dra. Ana Gomes a Sintra pelo facto de a mesma ser candidata ao Parlamento Europeu. Decidiu até citar Fonseca Ferreira para fundamentar a sua crítica.
Ainda bem que o Sr. Vereador concorda com o camarada Fonseca Ferreira.
É que o camarada Fonseca Ferreira nomeou de EXCELENTE a candidatura da camarada Ana Gomes.
O vereador Marco Almeida e o PSD já escolheram a sua estratégia eleitoral autárquica para o concelho de Sintra:
Como não têm obra; como o concelho definha a cada dia; como reconhecem a capacidade intelectual e interventiva da camarada Ana Gomes; como pressentem que a Dra. Ana Gomes fará um excelente trabalho na presidência da CMS limitam-se a atacar a candidata do PS pelo facto de a mesma ir disputar também as eleições europeias.
Já explicámos mas voltamos a dizer: a Dra. Ana Gomes é uma figura nacional do PS. Foi proposta na lista para o PE onde foi recentemente considerada como excelente exemplo de intervenção. Que culpa tem o PS Sintra que certas figuras sejam empurradas para Sintra sem qualquer outro tipo de saída? A grande diferença é esta:

Sendo disputada fora, a Dra. Ana Gomes quer trabalhar em Sintra.
Querendo escapar-se de Sintra o Dr. Seara é obrigado a por cá ficar!!!

quinta-feira, abril 09, 2009

Não existe direito à injúria nem à difamação

Não tem nenhum fundamento, nem poderia ter num Estado de Direito, a ideia de que a liberdade de informação e de opinião inclui a liberdade de injuriar e de difamar, quando se trata de atacar políticos.
Nem os políticos sofrem de nenhuma privação congénita do direito ao bom nome e reputação, nem os jornalistas e comentadores gozam de nenhuma imunidade, nem muito menos irresponsabilidade, penal.
As queixas penais de políticos por motivo de injúria ou difamação não constituem nenhum "atentado à liberdade expressão" nem "ataque aos jornalistas" (aliás, se a queixa se revelar infundada, será um tiro pela culatra...), mas sim o exercício de um elementar direito de defesa de direitos de personalidade. Por mais que isso custe a alguns jornalistas e comentadores, os políticos não perdem o direito à defesa da honra só por o serem.


in http://causa-nossa.blogspot.com/

Comissão Política aprovou lista europeia

A Comissão Política Nacional do PS aprovou, ontem à noite, a lista de candidatos do partido às eleições para o Parlamento Europeu com uma abstenção, 68 votos a favor e nenhum contra.

Dos efectivos fazem parte Vital Moreira, Edite Estrela, Capoulas dos Santos, Elisa Ferreira, Correia de Campos, Luís Paulo Alves, Ana Gomes, Manuel dos Santos, Joel Hasse Ferreira, Jamila Madeira, Emanuel Jardim Fernandes, Armando França, Sónia Fertuzinhos, Pedro Delgado Alves, Nelson Carvalho, Ana Elisa Costa Santos, Bruno Veloso, Cristina Granados, Rita Miguel, Paulo Pisco, Sandra Maria Ponteveira e José Pinhanços de Bianchi.

Na lista dos suplentes encontram-se Carlos Zorrinho, Mafalda Serrasqueiro, João Manuel Bastinho Realinho, António Mendes, Fátima Ferreira, Bruno Julião e Paula Cristina Perna.


in PS.pt

terça-feira, abril 07, 2009

Debt Mathematics for Dummies

Jesus Cristo nasceu no ano 0.
Estamos em 2009.
Assumindo que cada ano teve 365 dias (falso por causa dos anos bissextos), então temos:

365 x 2009 = 733.285 dias.

Assumindo que tinhamos vivido esse tempo todo, e gasto 1.000.000USD por dia (uma quantia superior ao que cada um de nós vai ver em toda a sua vida, por mais que trabalhe honestamente), então teriamos gasto 733.285.000.000.
Este número de DOZE dígitos lê-se assim: Setecentos e trinta e três mil, Duzentos e Oitenta e Cinco Milhões.

Muito?

A dívida nacional Americana (aquela que causou esta pequenaaaa crise) é de 11.161.594.000.000.
Isso é cerca de onze Triliões. Nos Estados Unidos têm um "Relógio" para monotorizar a dívida.
http://www.brillig.com/debt_clock/

:)
A dívida Portuguesa é mais pequenina, apenas uns 160.000.000.000€
O que dá "apenas" cerca de 16.000€ por Português.
Aquilo que eu pergunto é:
Onde está o benefício dessa dívida, que foi pedida em nosso nome?
Onde?
Enfim.

Ninguém no entanto, parece preocupado.

Apesar de na prática, esses 16.000€ de dívida do Estado, equivalerem a 16.000€ de impostos que o Estado me vai cobrar ao longo do periodo de Maturação da Dívida (15-20 anos).

Ultimamente ninguém fala da obcessão do défice.
Acho que devemos falar nisso - porque eu não estou obcecado, estou genuinamente preocupado.

segunda-feira, abril 06, 2009

Comunicado


O Secretário-Geral da Juventude Socialista, Duarte Cordeiro, esteve ontem em Sintra num jantar/debate organizado pela JS Concelhia de Sintra, subordinado ao tema “Políticas Municipais de Juventude".

O jantar realizou-se na freguesia de São Marcos, cidade do Cacém, e para além do Secretário-Geral da JS contou com a presença de Pedro Pinto, Presidente da JS da Federação da Área Urbana de Lisboa e de Paulo Marques, líder de bancada do PS na Assembleia Municipal de Sintra, bem como de membros da Comissão Política Concelhia da JS e diversos dirigentes da FAUL.

Os Jovens Socialistas partilharam a sua preocupação pelo “abandono” a que estão sujeitos os Jovens Sintrenses por parte do Executivo Municipal, uma vez que a Câmara de Sintra, como em tantas outras matérias, revela uma total ausência de respostas e soluções para os problemas e anseios da população mais jovem em questões tão prementes quanto a educação, o apoio ao acesso à habitação, a formação profissional, os equipamentos sociais, desportivos e de lazer, o apoio ao empreendedorismo jovem ou as políticas ambientais e de transportes.

Em bom rigor, constatou a JS que também em relação às políticas de Juventude a coligação PSD- CDS – CDU que (des)governa a Câmara Municipal de Sintra tem demonstrado falta de ideias que vão ao encontro das necessidades dos Jovens Sintrenses, e que, após quase oito anos com o Prof. Fernando Seara à frente da Câmara, o balanço a fazer é o de completa ausência de visão estratégica em relação às políticas municipais de juventude, situação que apenas foi atenuada por três anos em que este pelouro foi da responsabilidade de vereadores do Partido Socialista. Foi neste período de tempo que foram implementadas medidas e programas tão importantes como o Cartão Jovem Municipal, o Programa de Estágios Ocupacionais Sintra Estagia, a abertura de espaços de Juventude em várias Freguesias do nosso Concelho e o considerável apoio às organizações de juventude para promoção das suas actividades.

Após a entrega dos pelouros por parte dos vereadores do PS, uma evidência salta à vista…. aos Jovens Sintrenses este Executivo apenas tem para oferecer o habitual e reinante marasmo.

Basta olharmos para outros Concelhos do distrito de Lisboa para facilmente percebermos que todos os dias os Jovens Sintrenses perdem qualidade de vida e vêm diminuídas as suas oportunidades de agarrarem o futuro em condições de igualdade com os jovens desses territórios, sendo esta uma situação injusta e inaceitável.

Para além da profícua troca de ideias entre os presentes sobre estas matérias, a JS Concelhia de Sintra transmitiu ainda ao seu Secretário-Geral o entusiasmo vivido na estrutura pela recente escolha da Dra. Ana Gomes como candidata do PS á Câmara Municipal de Sintra, satisfação que é reforçada pelo facto desta ser acompanhada pelo vereador Domingos Quintas.

A JS Concelhia de Sintra está empenhada no trabalho em prol dos Jovens Sintrenses, acreditando que esta será uma candidatura ganhadora, trilhará caminhos para um futuro mais promissor, desenvolvendo-se políticas de juventude estruturadas e abrangentes no nosso Concelho, e afastando de vez a “catástrofe laranja” que se abateu sobre todos os Sintrenses e que no dia-a-dia dos jovens que vivem, estudam e trabalham em Sintra, tanto dificulta a sua caminhada por um futuro melhor. Empenho esse da JS Sintra e dos seus dirigentes, que saiu ontem reforçado por um compromisso de apoio indicado tanto pelo S.G. da JS como pelo Presidente da JS FAUL.

Sintra, 2 de Abril de 2009

Pela Comissão Política Concelhia da JS

Daniel Almeida
(Coordenador Concelhio da JS Sintra)