sábado, setembro 29, 2007

A crise (3)

Ao ver o nome de Manuela Ferreira Leite mencionado no texto de Pacheco Pereira na citação que fiz no post anterior recordei-me das palavras sábias de Edmund Burke:


“Para que o mal triunfe basta que os bons fiquem de braços cruzados…”

A crise (2)

Acabei de ler agora um texto de Pacheco Pereira que me assustou:

"Uma coisa que morreu ontem: os últimos restos do processo de refiliação de Rui Rio, os últimos restos de alguma moralização da vida interna para garantir a democracia dentro do partido. A partir de agora algumas das pessoas que andavam aos saltos na candidatura de Menezes vão-se encarregar de garantir que aquilo que sempre souberam fazer nas suas secções se vai estender a todo o partido. A blindagem contra surpresas futuras vai ser total, porque eles não brincam em serviço. Se alguém pensa que Manuelas Ferreira Leite, Rios, Relvas, ou seja lá quem for podem ganhar alguma vez contra alguns daqueles profissionais, está bem enganado. Terão que fazer alianças com eles.

Uma das razões porque Menezes ganhou foi porque assumiu o papel de sindicalista do aparelho do partido, como já tinha sido com Valentim Loureiro contra as propostas de Rio. Não foi a única razão, mas foi importante. prometeu-lhes todos os despojos de guerra, os lugares de deputados, do Parlamento Europeu, das autarquias, empregos, tudo. Isto foi uma força em campanha, mas vai ser uma fraqueza no deliver. É que agora vai-se defrontar com a escassez, não há lugares para todos."


Na linha do que havia dito anteriormente…

A crise (1)

Aquilo que aconteceu no PSD será, seguramente, alvo de inúmeras teorizações de figuras e figurões, alguns bem mais preparados do que eu… Muitos vão dizer o seguinte: O partido está com pressa de chegar ao poder! Alinhou com quem prometia mais rápido a chegada ao Olimpo! Abdicou dos seus princípios históricos para ter o vislumbre do poder! Para mim é claro: É evidente a vitória dos caciques. É evidente que estes senhores se preparavam há bastante tempo para voltar a ganhar o partido. Enxamearam o partido com novas inscrições e no mais puro espírito caciquista lá ganharam. Não nos iludamos. Seremos todos vítimas deste Modus Operandi. É a própria génese do sistema democrático que está em causa. O PSD é um partido da chamada alternância de poder. Quando isto acontece a um partido com esta dimensão temos de nos começar a interrogar acerca dos próprios fundamentos dos partidos. Não sou daqueles que vêem a casa do vizinho ruir e ficam contentes. Será a minha a seguir?

quinta-feira, setembro 27, 2007

Correcção...

Verifico que o camarada António Luís contribui com 2 textos (sendo o último de Março!), o camarada Casimiro com 3 (sendo o último de Maio), o camarada José Elias com 2 (sendo o último de Julho!), e relativamente ao camarada Meira Coelho nada consta!

Criticas construtivas...

Existe no site do PS Sintra (grande projecto!) uma coluna destinada a receber crónicas de alguns militantes seleccionados… Até aqui tudo bem… Saúda-se não só este espaço bem como todo o site, sempre actual e de interesse. Mas… Lá vem o raio do mas! Tenho pena que estes articulistas não escrevam com mais assiduidade… Tirando (salvo o erro!) o nosso camarada António Luís, nunca ninguém escreveu mais de um texto para ali colocar. Existem mesmo espaços destinados a pessoas que nunca para ali escreveram nada! O que se passa? Dificuldades na actualização? Cronistas preguiçosos?

Intervenção António Luis

Chegou ao nosso conhecimento uma intervenção do deputado municipal António Luís Lopes (militante PS Rio de Mouro) na Assembleia Municipal, que consideramos ser útil divulgar:



"Relativamente à apreciação da Actividade Municipal, infelizmente, pouco há a acrescentar relativamente a anteriores apreciações feitas pela bancada do PS. O relatório apresentado, à semelhança de situações anteriores, configura um mero repositório daquilo que deve constituir a actividade corrente de qualquer município. A obra relevante continua no terreno das promessas e a expressão que mais abunda é a de “obra a iniciar”. Quando?... Talvez um dia, quando a necessária mudança se processar em Sintra.

Na introdução que o Sr.Presidente faz a este relatório existem dois destaques interessantes – até porque dizem respeito a eventos ou situações que aconteceram em Agosto, dizendo este relatório respeito a Maio, Junho e Julho... Por um lado, destaca-se a cooperação que existiu entre a Administração Central e Local no momento do significativo incêndio que atingiu algumas localidades de Sintra. Congratulamo-nos, obviamente, com essa cooperação e com o facto de ter sido possível evitar uma situação mais gravosa, para bem de Sintra e das suas gentes. Diríamos, contudo, que quer a Administração central, quer os protagonistas da administração local, agiram no âmbito daquilo que certamente constituem as suas obrigações e mal seria que alguém, no cumprimento das suas obrigações, julgasse merecer algum destaque particular.

Em segundo lugar, o Sr.Presidente refere um conjunto de iniciativas de índole cultural, já habituais em Sintra. E a referência ao concerto da fadista Mariza não deixa, até, de ser curiosa, tratando-se de uma digressão nacional desta cantora, patrocinada por uma entidade bancária e que abrangeu uma Rota do Património Nacional, desde Sagres a Guimarães, passando por Óbidos, Évora, etc. O que é que isto tem a ver com a “actividade municipal” desenvolvida em Sintra?... – sinceramente, não vislumbramos. Tal como não vislumbramos como é que são consideradas no capítulo das “Iniciativas culturais realizadas e apoiadas”… duas Sessões Ordinárias da Assembleia de Freguesia do Cacém, como vem referido neste relatório!... Parece que há, efectivamente, aqui um conjunto de equívocos.

Mas estes destaques são reveladores. Reveladores de uma realidade concelhia onde, não existindo efectivamente OBRA significativa para sublinhar, se continua a recorrer ao acontecimento, ao que é fugaz, ao que é passageiro, ao que é corrente. Onde, por exemplo, se refere a inauguração de uma exposição sobre Alfredo Keil em Sintra mas se “esquece” que o espólio dele foi cedido à Câmara Municipal de Torres Novas, após anos de contactos entre a família e o município de Sintra, sem que fosse possível obter uma solução. Onde se fala de ainda estar em estudo a requalificação da margem da Ribeira de Carenque, junto á Ilha Mágica – isto é, na Amadora fez-se a Ilha Mágica que agora serve de referência para indicar a outra margem, a margem do lado de Sintra onde, “magicamente”, nada se fez até agora e, pelos vistos, não se fará tão depressa!...

E podíamos prosseguir…

Aliás, Sr.Presidente, que é feito do Plano de Desenvolvimento Estratégico de Sintra 2015, elaborado pela equipa do Professor Braga de Macedo?... Que é feito daquelas “Sintras” todas e das ambições que brilhavam tanto?... Que é feito da articulação com o PDM?... Porque não se nota nada nos sucessivos relatórios de actividade que vão sendo entregues para apreciação desta Assembleia – será que tão relevante estudo jaz morto e arrefecido numa qualquer gaveta municipal?...

Já nem vou abordar a questão da requalificação do nosso Centro Histórico, muito menos do estacionamento nesta zona. Continuamos a aguardar a solução que o Sr.Presidente prometeu, depois de se ter oposto à solução que outros previram, mas que não se concretizou.

Como vê, Sr.Presidente, há muito mais para falar para além das piscinas prometidas para cada freguesia e das já célebres ciclovias, questões com as quais não vou incomodá-lo nesta circunstância.

Sr.Presidente – o senhor já por diversas vezes disse que “estava Presidente, não era Presidente”. Tem Vª Exª toda a razão. Mas para nós, que vamos continuar a SER munícipes deste Concelho depois do Sr. deixar de “estar Presidente” do mesmo, o panorama é desolador em termos de obra e é isso que é óbvio em sucessivos relatórios de actividade e que não podemos deixar de sublinhar uma vez mais."





Só me apetece dizer: Fosse toda a oposição PS assim e…

quarta-feira, setembro 26, 2007

Novelas...

Assumo: Tenho sido negligente com este blog!
Razão: Ando demasiado ocupado com uma telenovela chamada ”Eleições directas no PSD”!



Será que ainda alguém acha que estes senhores poderiam governar com qualidade o nosso país?

quinta-feira, setembro 20, 2007

Empresas Municipais Pouco Transparentes? Nãoooo!

Por algum motivo que me escapa, a Associação Nacional de Municipios veio criticar um estudo do ex-Deputado do PS Casimiro Ramos em que se demonstra um facto bastante generalizado: Apesar de criadas com boas intenções, as EM transformaram-se em verdadeiros "ninhos de boys".

"Segundo o estudo, em 2004, 40 por cento do universo de EM tiveram prejuízos, sendo que em 15 por cento as dificuldades financeiras ocorreram consecutivamente nos três anos que foram alvo do estudo, pelo que, conclui o investigador, "os níveis de rentabilidade do capital próprio e das vendas são significativamente reduzidos, existindo casos de clara falência técnica".

Constata-se ainda que em 20 por cento das EM, 60 por cento dos membros do conselho de administração são cumulativamente autarcas e em 56 por cento os cargos desempenhados são remunerados, sendo que em 20 por cento das situações o salário é acumulado com a remuneração de autarca."

Fonte.



Em Sintra temos os nossos.. "casos".

Independentemente do mérito ou crítica que possa ser apontada a essas empresas, enquanto munícipe não entendo uma coisa:

- O que é que existe feito por uma Empresa Pública que não possa ser feito de forma mais eficientepor uma Empresa Privada, ou alternativamente, nos casos em que a iniciativa privada não é desejável ou eficiente, porque é que os serviços da Câmara não são considerados competentes para o fazer??

domingo, setembro 16, 2007

Dor e Tristeza...

Foi com grande consternação que recebemos a notícia da morte do pai do nosso grande amigo e camarada Paulo Marques.
Para ele e restante família as nossas sentidas condolências. Nesta hora de grande pesar não poderia o núcleo de Rio de Mouro da JS deixar de enviar um grande abraço ao nosso querido amigo Paulo Marques.

quinta-feira, setembro 13, 2007

Artigo Júlio Cortez Fernandes...

O nosso camarada e amigo Cortez Fernandes, do núcleo de Rio de Mouro do PS é agora comentador residente (ao que parece!) no site “Alvor de Sintra”.
Estreou-se nestas andanças com um artigo muito original e próprio de quem está farto de ouvir dizer mal do concelho-região (depois pago os direitos de autor ao João Soares!) de Sintra. Não resisto a transcrever:
"
Alargamento seguido do "Apagamento” do IC19
Quando se refere o IC19 vem logo à baila o Concelho de Sintra, se falarmos no concelho de Sintra, quase sempre, se acrescenta, então "pois o IC19"... Aquela via tem sido uma espécie de maldição, "trabalho de feitiço" como agora se diz, que algum mago de pacotilha tinha usado, para complicar a vida dos habitantes de Sintra, e denegrir a imagem da nossa terra..


Dum lado a Sintra do Património, do outro a Sintra do Pandemónio, e no meio esse "limbo" rodoviário que já teve comissão de utentes, e que continua a ter uma legião de penitentes, aqueles que ao longo dos anos nele circularam e circulam.

Mas...finalmente, a saga "IC19" está próxima do epilogo; logo que estiverem terminadas, as obras entre o Cacém e o nó do IC 30 em Ranholas. Não é um simples alargamento das faixas de rodagem, mas também, uma intervenção profunda nos nós, pontes existentes, sua reformulação, e abertura de novas saídas, como a da Serra das Minas, que em tempos alvitramos.
Até ao presente o "IC19" tem sido um "estigma" para o concelho de Sintra, apesar de servir também os Municípios da Amadora e Oeiras.

Com esta ampliação, o "IC19" já não é um itinerário complementar, mas, uma Avenida Urbana, com novos acessos e novos viadutos como os do Lagar, no Cacém e do Papel, que substituiu a última passagem de nível do caminho de ferro de Sintra.

Concluído o alargamento é pois o momento de "apagar" uma designação que para muitos foi tema de anedotário. Sugerimos que o "IC19" passe a denominar-se Avenida do Ocidente, porque já é uma avenida, e não uma via rodoviária, do tipo "IC", que aliás nunca foi, e não deveria ter sido projectada como tal...

Avenida do Ocidente, porque é a artéria principal do concelho mais Ocidental da Europa, o de Sintra, e porque Ocidente é a direcção de todos os caminhos de futuro...
Á Avenida Marginal, ninguém chama “E.N.9 para Cascais”, então porque não "apagar" definitivamente o nome "IC19"?

Esta sugestão é fácil de concretizar, melhora a nossa auto estima, e, é mais um passo no sentido de acabar com preconceitos e incompreensões, que ferem o nosso orgulho de cidadãos e sintrenses.

Seja bem vinda a Avenida do Ocidente; símbolo de novos tempos e da afirmação de Sintra como um dos Municípios mais representativos no Portugal do século XXI.
Júlio Cortez Fernandes"


Pena não ter referido as tais saídas e entradas provisórias que realmente não lembram ao diabo (para quem acridita que o mesmo existe...!)... Fica para a próxima?

Azar...

Quis o destino (para quem acredita que o mesmo existe…), que regressasse ao blog no dia após o empate da nossa selecção com os sérvios.
Mas como se isso não chegasse ainda apanho com isto:
“Lisboa, 13 Set (Lusa) - O secretário de Estado da Juventude e do Desporto censurou hoje o comportamento do seleccionador nacional de futebol no final do jogo Portugal-Sérvia e apelou aos dirigentes federativos para que reflictam e tomem uma posição.
"Se aquele resultado (1-1) e exibição de Portugal ontem (quarta-feira, no Estádio José Alvalade) me suscitaram desilusão e tristeza, os comportamentos no final do jogo suscitam-me censura", disse Laurentino Dias.
O responsável governamental pelo Desporto, reagiu assim à agressão de Luiz Felipe Scolari, no final do jogo de apuramento para o Europeu2008, ao defesa sérvio Dragutinovic, que depois perseguiu o seleccionador português, sem sucesso, acabando por ser expulso.
Laurentino Dias sustentou que o desporto vive de derrotas e vitórias, que têm de ser aceites, mas reiterou a necessidade de ser exigente ao nível dos comportamentos.
"Em relação aos comportamentos devemos ser exigentes no sentido em que manda o espírito do desporto que vitorias e derrotas sejam aceites com desportivismo. Quando é a representação nacional que está em causa, maior é essa exigência", sublinhou.”

Mas este “elemento” faz ideia do que se passou? Estava lá ao lado sentado? Os nossos governantes têm de ter alguma tranquilidade antes de se pronunciar. Que tal ouvir as partes… Estou totalmente de acordo com os princípios reflectidos… Que fique bem claro! Mas não ficava melhor falar dentro de um ou dois dias… Perceber bem o que se passou e depois falar… Não era mais previdente? Acerte lá o passo Sr. Secretário de Estado!

De volta ao trabalhinho...

As férias acabaram… Bem-vindos de volta…

segunda-feira, setembro 03, 2007

Welcome

Com o fim de Agosto, acabam-se as férias políticas.

Espero que quem vive em Rio de Mouro e arredores não tenha tido nenhum acidente nas "novas" entradas da IC19 em Rio de Mouro: É aceitável algum transtorno com esta obra, mas quem sabe do que estou a falar, não pode deixar de concordar que é um quase milagre a inexistência de mais acidentes nesses locais.

Será que ainda dá para culpar a Edite Estrela?


As boas noticias:

- Ainda podem ir ver a exposição do corpo humano, vulgo "Bodies" no Palácio dos Condes do Restelo: www.ocorpohumano.net

- Ainda podem ver a exposição "World Press Photo 2007" no Museu da electricidade.

- Ainda podem ter o privilégio de dar 65 Euros para ir ver The Police (esse é o preço dos bilhetes mais baratos.
- A excelente banda Britânica que dá pelo nome de "Interpol" vem cá :)