quinta-feira, setembro 13, 2007

Artigo Júlio Cortez Fernandes...

O nosso camarada e amigo Cortez Fernandes, do núcleo de Rio de Mouro do PS é agora comentador residente (ao que parece!) no site “Alvor de Sintra”.
Estreou-se nestas andanças com um artigo muito original e próprio de quem está farto de ouvir dizer mal do concelho-região (depois pago os direitos de autor ao João Soares!) de Sintra. Não resisto a transcrever:
"
Alargamento seguido do "Apagamento” do IC19
Quando se refere o IC19 vem logo à baila o Concelho de Sintra, se falarmos no concelho de Sintra, quase sempre, se acrescenta, então "pois o IC19"... Aquela via tem sido uma espécie de maldição, "trabalho de feitiço" como agora se diz, que algum mago de pacotilha tinha usado, para complicar a vida dos habitantes de Sintra, e denegrir a imagem da nossa terra..


Dum lado a Sintra do Património, do outro a Sintra do Pandemónio, e no meio esse "limbo" rodoviário que já teve comissão de utentes, e que continua a ter uma legião de penitentes, aqueles que ao longo dos anos nele circularam e circulam.

Mas...finalmente, a saga "IC19" está próxima do epilogo; logo que estiverem terminadas, as obras entre o Cacém e o nó do IC 30 em Ranholas. Não é um simples alargamento das faixas de rodagem, mas também, uma intervenção profunda nos nós, pontes existentes, sua reformulação, e abertura de novas saídas, como a da Serra das Minas, que em tempos alvitramos.
Até ao presente o "IC19" tem sido um "estigma" para o concelho de Sintra, apesar de servir também os Municípios da Amadora e Oeiras.

Com esta ampliação, o "IC19" já não é um itinerário complementar, mas, uma Avenida Urbana, com novos acessos e novos viadutos como os do Lagar, no Cacém e do Papel, que substituiu a última passagem de nível do caminho de ferro de Sintra.

Concluído o alargamento é pois o momento de "apagar" uma designação que para muitos foi tema de anedotário. Sugerimos que o "IC19" passe a denominar-se Avenida do Ocidente, porque já é uma avenida, e não uma via rodoviária, do tipo "IC", que aliás nunca foi, e não deveria ter sido projectada como tal...

Avenida do Ocidente, porque é a artéria principal do concelho mais Ocidental da Europa, o de Sintra, e porque Ocidente é a direcção de todos os caminhos de futuro...
Á Avenida Marginal, ninguém chama “E.N.9 para Cascais”, então porque não "apagar" definitivamente o nome "IC19"?

Esta sugestão é fácil de concretizar, melhora a nossa auto estima, e, é mais um passo no sentido de acabar com preconceitos e incompreensões, que ferem o nosso orgulho de cidadãos e sintrenses.

Seja bem vinda a Avenida do Ocidente; símbolo de novos tempos e da afirmação de Sintra como um dos Municípios mais representativos no Portugal do século XXI.
Júlio Cortez Fernandes"


Pena não ter referido as tais saídas e entradas provisórias que realmente não lembram ao diabo (para quem acridita que o mesmo existe...!)... Fica para a próxima?

1 Comments:

Blogger Irreligiousdisse...

Mmm..

Ideias demasiado brilhantes e visionárias para terem sucesso, infelizmente :(

22:22:00  

Enviar um comentário

<< Home