terça-feira, setembro 29, 2009

Por Rio de Mouro. Por Si!

segunda-feira, setembro 28, 2009

Juntos Conseguimos!


Obrigado Portugal!


sexta-feira, setembro 25, 2009

Vota PS

Com a Razão…
Com Coração…
Pelo teu Futuro!
Pelo teu País!
Dia 27 de Setembro ajuda a Avançar Portugal.
Dia 27 Vota Portugal!
Dia 27 Vota Sócrates!
Domingo, vamos todos votar no Partido Socialista!






quarta-feira, setembro 23, 2009

Timidamente, é certo..

Timidamente, e com jeitinho, vou falando com amigos meus "não alinhados" explicando-lhes quão catita seria
uma Maioria Renovada para o PS!

domingo, setembro 20, 2009

Alegre com Sócrates




Foi o maior comício da campanha, até hoje. Lado a lado, José Sócrates e Manuel Alegre entraram no Pavilhão da Académica de Coimbra onde afirmaram a unidade do partido, depois de vários anos de divergências.





Antes de começar a criticar a direita, Manuel Alegre explicou os motivos da sua presença no comício do PS mas fez questão de indicar que não aceitou ser candidato a deputado por este partido.

«Tive a honra de ser cabeça-de-lista do PS por Coimbra, desta vez não sou por vontade própria, mas estou aqui para afirmar a unidade do PS no essencial. E o essencial é derrotar o PSD, impedir que venha um Governo de direita que rasgue as políticas sociais e instaure um Estado mínimo para os pobres e um Estado máximo para os poderosos», afirmou.

Num discurso crítico, Manuel Alegre relembrou as principais diferenças entre o PS e o PSD e o Serviço Nacional de Saúde é uma dessas diferenças. Investimento público e políticas sociais são outras das diferenças que Alegre apontou. «A lei da paridade é a diferença entre o PS e o PSD, a lei do divórcio é a diferença entre o PS e o PSD, a interrupção voluntária da gravidez é a diferença entre o PS e o PSD», acrescentou.

Para Alegre, votar no PSD seria regredir na qualidade da democracia porque «a lógica do estado mínimo, a retirada do estado das políticas públicas sociais traz consigo uma lógica de asfixia social e com asfixia social sim há asfixia democrática».

«Portugal não precisa do regresso da direita, precisa de um Governo de esquerda, da esquerda possível. E esse Governo é o Governo do PS", acrescentou Alegre.

Com ar descontraído, deixando o casaco formal de lado, José Sócrates agradeceu a presença de Manuel Alegre no comício de Coimbra «porque dá aqui um sinal claro da unidade do PS nesta batalha política pela vitória no próximo dia 27», afirmou.

Num encontro onde voltaram as críticas à direita, José Sócrates mostrou que o PS se encontra nesta campanha em «profunda unidade». «Neste partido nunca ninguém ficou fora dos combates nem foi excluído por razões de divergência política», acrescentou.

Também Ana Jorge tomou da palavra em Coimbra, onde afirmou, tal como Alegre, que «o Serviço Nacional de Saúde é uma bandeira que distingue PS e PSD».

De acordo com Ana Jorge, Manuela Ferreira Leite defende o princípio da «livre escolha», ou seja, que o Estado deverá financiar não só o sector público, mas também o privado. Mas «como o dinheiro não estica e não dá para pagar tudo, se o PSD vencer as eleições será o fim da saúde para todos», concluiu.

O próximo comício do PS será no Porto onde estará presente, entre outras personalidades, Mário Soares.


in sapo.pt

sábado, setembro 19, 2009

O Pote da Verdade

Porque uma campanha também pode ser feita com humor e boa disposição, aqui fica um conto recolhido por Monsenhor Nunes Pereira e editado pela Junta de Freguesia de Fajão. A colectânea de textos que tive a sorte de receber como oferta representa uma obra emblemática da tradição oral beirã e está muito bem ilustrada com xilogravuras executadas pelo Monsenhor Nunes Pereira.



Aqui fica:




"Estava a decorrer um julgamento no tribunal de Fajão, e a certa altura uma testemunha fez o seu depoimento e rematou: Isto é que é a verdade.
O Juiz, ao ouvir falar em verdade, perguntou ao Delegado e ao Escrivão o que era aquilo, a verdade. Afinal, ninguém ali sabia o que era: só sabiam que era uma coisa que vinha de Coimbra.
Então encarregaram o oficial de diligências de ir a Coimbra buscar a verdade.
Ele foi, levou um grande pote para trazer cheio de verdade, e quando chegou à entrada de Coimbra, ali por alturas do Calhabé, perguntou onde era a Universidade, pois lhe pareceu que na Universidade é que encontraria verdade com fartura.
Calhou passarem por ali uns estudantes, e ao verem aquele serrano de carapuça e tamancos abertos, vestido de burel, a perguntar onde era a Universidade, para lá ir buscar a verdade, logo acudiram dizendo: Deixe cá isso connosco, e amanhã às tantas horas esteja aqui, que nós trazemos o pote cheio de verdade.
O homem concordou e entregou-lhes o pote.
Dali os estudantes foram para a sua «República», e nessa noite todos «fizeram» para dentro do pote. Depois puseram-lhe um pano na boca e amarraram-no muito bem, e no dia seguinte, de manhã, lá estavam no sítio combinado, com o pote da verdade.
«Aqui está o pote cheio de verdade. O senhor leve-o com muito cuidado, e não o abra nem o deixe abrir senão quando chegar a Fajão, e diante do Sr. Juiz e das autoridades da vila, porque a verdade é uma coisa muito fina, evapora-se com muita facilidade».
O oficial de diligências, todo satisfeito, lá foi para Fajão com o pote da verdade.
Chegado a Fajão, dirigiu-se à Praça, em frente da Câmara. Logo constou que tinha chegado a verdade, e todos se juntaram: o Juiz, o Pascoal, o Escrivão e as demais autoridades. Diante de todos foi destapado o pote, colocado em cima de um poial, e o Juiz foi o primeiro a cheirar. — «Parece que é merda!...», disse ele. E o oficial de diligências respondeu: — «É verdade!» Seguidamente todos cheiravam, e todos diziam: «Realmente parece que é merda». Mas o homem respondia sempre: — «É verdade!»"

Absurdo

Estou a ler neste momento em rodapé na RTPN que o “director do Público admite que os mail’s possam ter saído do jornal” e que “não há indícios de intrusão no sistema informático”.

Se considerarmos que Manuela Ferreira Leite disse hoje em Coimbra que um director de jornal não podia ser escutado, facilmente se conclui que Manuela Ferreira Leite está perturbada!

Que provas tem Manuela Ferreira Leite para afirmar que existem escutas a um director de jornal?

Se esperasse mais uns momentos poderia ter verificado que até José Manuel Fernandes desmente neste momento esta teoria!

Demagógica, incendiária e irresponsável: Eis Manuela Ferreira Leite!

sexta-feira, setembro 18, 2009

Não.

Este militante de Base é contra qualquer espécie de acordo com o PCP ou com o BE.

Porquê?
A nossa ideologia de Esquerda Moderna e Progressista não é compatível com as ideologias reaccionárias e monolíticas desses partidos.
O Poder não merece que sacrifiquemos a nossa dignidade, tantas vezes assaltada da forma mais baixa por esses partidos.

quinta-feira, setembro 17, 2009

Eloquente

Declaração de Voto

Muita gente se interrogou acerca da dupla condição de Moita Flores.
De candidato apoiado pelo PSD para a Câmara Municipal de Santarém a opositor da eleição de Manuela Ferreira Leite.


O próprio explicou:

“Fui polícia muitos anos e sou incapaz de apoiar listas onde figurem bandidos”.

Dúvida

Não será uma juventude partidária algo mais do que um simples instrumento de aporcalhamento de uma campanha eleitoral ao serviço de um partido?

Na JS pensamos que sim…

No dia em que o meu Secretário-Geral decidir colocar a JS ao serviço da politica do nojo que os grandinhos não têm coragem para fazer cá estarei para criticar…

Até lá vamos todos divertir-nos com as figuras tristes do presidente da JSD. Vamos todos rir por conta de quem não tem uma ideia ou um projecto, mas apenas sabe colocar a sua estrutura ao serviço das insinuações torpes e indignas da JSD.

O líder da JSD devia saber que isto já foi visto. Lembramo-nos bem dos “colinhos” em 2005. Já nada nos pode causar dano.

quarta-feira, setembro 16, 2009

As razões de RAP

Ricardo Araújo Pereira acertou na mouche:


Estava na escola quando Manuela Ferreira Leite passou pelo Ministério da Educação.
Comecei a trabalhar quando Manuela Ferreira Leite foi ministra das finanças.


Não sofri já o suficiente para "merecer o céu"?

Espantoso

De cada vez que a máscara cai, o programa do BE assusta!

Agora parece que propõem a privatização da propriedade privada em reservas naturais.

Privatização da banca, dos seguros e da propriedade privada.

Que mais tem o Bloco escondido nas profundezas do seu programa e escondido por trás das chamadas “causas fracturantes”? O que esconde a retórica gongórica?

segunda-feira, setembro 14, 2009

Guerra à Espanha

Então

Alguém sabe se a Manuela Ferreira Leite também vai atacar Espanha para ver se eles nos devolvem Olivença?

quinta-feira, setembro 10, 2009

O MEU Primeiro Ministro...

Tem sentido de humor - Também temos de descontrair na campanha!

http://www.youtube.com/watch?v=4szhdLZ2low

quarta-feira, setembro 09, 2009

Inaceitável

O meu livro favorito constava das listas de livros proibidos do Regime Nazi.
Este regime, como outros regimes totalitários (começando no famoso Codex Católico, até ao Irão dos nossos dias) proibem livros, e permitem a sua proibição, sempre que isto é conveniente politicamente, ou vai contra as suas mesquinhas ideias.

Portanto, é para mim um choque, e um motivo de grande consternação e repúdia, que em Portugal dos nossos dias, um livro, independentemente do tema, seja proibido, como foi hoje proibido o livro de Gonçalo Amaral.

Não li, mas por príncipio, creio que esta decisão dos tribunais é inaceitável num Estado que se pretende livre.

http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1399893&idCanal=62

Devo relembrar que defendemos a liberdade de expressão não porque achamos que tudo o que é feito sob a sua égide é bom (veja-se a MMG...), mas porque achamos que o que é feito de bom ultrapassa e compensa tudo o que é feito de mau.

segunda-feira, setembro 07, 2009

Foi impressão minha...?

Foi impressão minha, ou o Jerónimo fala melhor com o PP do que alguma vez falou com o PS?

domingo, setembro 06, 2009

Pequeno excerto de uma entrevista de Mário Soares ao jornal I

(...)


Jornalista: Saíram umas notícias recentes, vindas de Belém, que sugerem suspeitas de escutas...

Mário Soares: Já sei, mas não vou entrar por aí. Isso é baixa política, desculpará. Pode ser justo criticar o governo, pode ser justo dizer que o governo é mais arrogante ou menos arrogante, mais dialogante ou menos dialogante, mas não se pode dizer que o governo está a asfixiar a democracia portuguesa! Isto só pode ser dito por quem nunca viveu em ditadura, ou não sabe o que foi a ditadura, a Polícia Política, a censura, as perseguições e o livre-arbítrio. Mas a verdade é que hoje todos podem dizer o que quiserem. Com perfeita impunidade. Dizem que não há liberdade em Portugal? É fácil. Em ditadura nunca o fariam, nem os que têm idade para isso o fizeram.... Será que é preciso passar seis meses sem democracia, em Portugal, para melhorar a situação? Foi assim que Salazar começou e ficou no poder 48 anos! Cuidado! Quem for dessa opinião não é inocente.

sábado, setembro 05, 2009

Ferreira Leite e Merkel

Manuel Ferreira Leite foi ontem à Alemanha conversar com Merkel. Não aprendeu nada!

Confrontada com uma coligação entre os maiores partidos na Alemanha que permite estabelecer uma governação sólida Manuela Ferreira Leite apressou-se a dizer que tal coligação seria impensável em Portugal.

Esqueceu-se de dizer porquê:

Porque em Portugal o maior partido da oposição preferiu transformar-se num partido contestatário, panfletário e extremista.

Porque entre Merkel e Ferreira Leite existe uma diferença insanável: Merkel é politicamente responsável, está verdadeiramente empenhada no desenvolvimento alemão e é uma mulher com visão de Estado e de futuro…

MMG: Bicicleta do PSD

Não sei para que lama quer o PSD empurrar o país mas vão contar com a oposição do PS.

O PSD mudou a face.

Já não é um partido social democrata empenhado na construção de um país com uma economia de mercado sólida e com tanto Estado quanto o necessário. Já não é um partido europeísta e seriamente responsável na busca de soluções governativas.

Transformou-se.

É o partido da baixa politica. Pouco importa o regime e a república.
Interessa a suspeição. Importa a calunia. Ressalta-se o “bota a baixo”.

O PSD será chamado, mais cedo ou mais tarde, a formar governo. Esperamos que daqui a muitos anos mas o PSD será chamado um dia a formar governo. Que fará?

Professores sem nenhuma avaliação?
Cedências a corporações de interesses?
Incapacidade de governar contra protestos ou lamentações de “grupos-alvo“?

O caso Moura Guedes revela bem aquilo em que se transformou o PSD.

Que provas tem o PSD acerca da responsabilidade do PS no cancelamento do jornal de sexta-feira da TVI?

A irresponsabilidade politica do PSD atingiu o seu ponto máximo.

Mas algum português pensará que esteve o PS por trás desta decisão neste momento?

Mas alguém acredita que após anos de ataque ao homem seria nesta fase que Sócrates empurraria Moura Guedes para fora de antena?

Que mente doentia poderá pensar que conviria ao PS o afastamento de MMG neste momento?


O PSD deve ter presente uma coisa:

O PS não muda!

Fomos os obreiros da democracia neste país! Enquanto alguns "barões" se refastelavam nas cadeiras do hemiciclo na chamada “Primavera Marcelista” os fundadores do PS estavam no exílio lutando pela verdadeira libertação do país.

Triste partido que a um mês de eleições legislativas mais não faz do que acenar “fantasmas”. Não têm uma ideia. Não se vislumbra uma alternativa.

TGV? Parar! Aeroporto? Adiar! Avaliação de professores? Suspender!

Onde estão as palavras criar? Fortalecer? Desenvolver? Avançar?

Quando vi Manuela Ferreira Leite resgatar o PSD das mãos de Filipe Menezes pensei que as coisas estavam a tomar a sua ordem natural.

Vã esperança! Vãs ilusões! Ferreira Leite está muito aquém de Sousa Franco, de Sá Carneiro, até de Cavaco Silva. Nem nos piores tempos de Santana Lopes o PSD foi tão demagogo, tão panfletário, tão contestatário, tão politicamente irresponsável.

quinta-feira, setembro 03, 2009

O regresso das campanhas negras

A três semanas das eleições, temos isto:

http://economia.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1398926&idCanal=57

Gabinete de José Sócrates acusado de ameaçar gestor do PSD
03.09.2009 - 10h24
Por Rosa Soares
A denúncia é feita pelo advogado Jorge Bleck ao "Jornal de Negócios", que refere que “houve abordagens do gabinete de Sócrates para que Alexandre Relvas "medisse bem o que dizer" no seu discurso de apresentação como presidente do Instituto Francisco Sá Carneiro, no Outono do ano passado


Isto depois de uma silly season prolífica em insinuações estapafúrdias. O clima político Português começa a ser irrespirável, e creio que temos de nos unir para o saber enfrentar.

O mais grave é que desta vez as acusações não vêm de um "Independente" dirigido pelo PP, ou de qualquer disparate do PCP - agora é o próprio PSD que entra no esquema da mexeriquice e da cusquice.

Pergunto-me: Durante quanto tempo irão os militantes do PSD aturar esta direcção que os desonra?

terça-feira, setembro 01, 2009

POLÍTICAS CULTURAIS E TURISMO- AUDIÇÃO TEMÁTICA COM ANA GOMES







Na próxima 6ªfeira dia 4 de Setembro, pelas 21h00 no Palácio de Valenças em Sintra, realiza-se uma audição temática com a candidata do PS à Câmara Municipal de Sintra, tendo como objectivo debater as “Políticas Culturais e Turismo”.
Contamos com a tua presença e participação.
Por Sintra. Por Ti!

Duarte Cordeiro responde a MFL

O secretário-geral da Juventude Socialista (JS), Duarte Cordeiro, afirmou hoje que a presidente do PSD, Manuela Ferreira Leite, lhe faz lembrar uma "professora primária do antigamente" a passar "raspanetes" aos jovens que dela discordam.Duarte Cordeiro reagiu a declarações feitas ontem pela líder do PSD, que subscreveu a ideia do presidente da Juventude Social Democrata (JSD), Pedro Rodrigues, de que a JS actua segundo as ordens do secretário-geral do PS, José Sócrates. Dirigindo-se ao líder da JSD, Manuela Ferreira Leite disse: "por vontade do engenheiro Sócrates, Pedro, o país era uma enorme caixa de ressonância - não era só a JS".Na resposta, Duarte Cordeiro manifestou "repúdio" em relação à acusação de Manuela Ferreira Leite e referiu como "prova do contrário" a questão dos casamentos homossexuais. "Nesta última legislatura, em oposição à JS, o PS votou contra os casamentos entre homossexuais, mas agora defende-os", disse.O secretário-geral da JS disse depois que a sua organização também pressionou com sucesso o PS a tomar medidas a favor da extensão do passe escolar aos estudantes do Ensino Superior e sobre a existência de educação sexual nas escolas. "A drª Manuela Ferreira Leite faz-nos lembrar uma professora primária conservadora do antigamente, que passa raspanetes a quem dela discorda. Fala com os jovens como se estivesse a aplicar o Estatuto do Aluno no plano disciplinar", acusou o líder da JS.Para Duarte Cordeiro, a JS "não aceita ser conformista perante o conservadorismo da drª Manuela Ferreira Leite", em relação ao qual "a maioria dos jovens portugueses não se revê". "A presidente do PSD ignora os efeitos das políticas sociais para combater as desigualdades entre os jovens, é contra a interrupção voluntária da gravidez, tem uma visão arcaica sobre o casamento e uma visão redutora sobre a importância dos transportes de alta velocidade. Qualquer jovem que já tenha estado na Europa sabe bem a importância que tem o TGV", sustentou o secretário-geral da JS.Ainda numa referência à sessão em que Manuela Ferreira Leite participou com candidatos a deputados da JSD, Duarte Cordeiro comentou: "aqueles jovens [da JSD] não representam os jovens portugueses, porque foram todos escolhidos a dedo e muitos deles são filhos de dirigentes do PSD"


In publico.pt