Portugal no top ten mundial, distinguido como destino inovador, sustentável e moderno
No próximo ano, Portugal será um destino incontornável para todos os viajantes do mundo. Um dos mais importantes guias mundiais de turismo, o Lonely Planet, recomendou internacionalmente o País como um dos dez destinos que é obrigatório visitar em 2010.
O livro “Lonely Planet’s Best in Travel 2010” refere que Portugal, uma sociedade de grandes tradições, com festas religiosas e populares, está a ser percorrido por uma vaga de modernidade que contamina as cidades, especialmente os centros históricos. Ali, a revitalização urbana está a permitir que boutiques, galerias de arte e cafés surjam em edifícios antes degradados, levando os habitantes e os visitantes a redescobrirem a atracção dos vibrantes centros das cidades.
O Turismo de Portugal congratula-se com esta distinção, que classifica o País como um destino em transformação, apelativo, que inova na oferta, apostado na modernidade e na sustentabilidade.
Portugal é referido como estando comprometido com o desenvolvimento sustentável e na vanguarda da inovação, ao investir fortemente na energia limpa e participando na produção de veículos não poluentes. Um reposicionamento da imagem do País que foi impulsionado este ano pela campanha de promoção internacional “Portugal Europe’s West Coast”, da responsabilidade do Turismo de Portugal, que retrata um destino turístico empenhado na sustentabilidade e no respeito pelo meio ambiente.
Outra das transformações apontadas pelo guia foi a que ocorreu nos últimos cinco anos na gastronomia nacional, que levou ao surgimento de restaurantes inovadores, onde se concebe e se serve o melhor da cozinha de fusão de nível internacional. Esta revolução estende-se também ao vinho, com os seus produtores a arrecadarem sucessivos reconhecimentos em concursos internacionais com os seus “vintages produzidos a partir de castas nativas”.
Também na base desta distinção está a aposta estratégica na qualidade e na divulgação do produto turístico “Gastronomia e Vinhos” junto dos principais mercados emissores. Iniciativas inovadoras – como o “Allgarve Gourmet”, que estimulou o surgimento de novas criações – ou a promoção do produto gastronómico e vínico em fóruns de referência - Millésime Madrid ou Forum Girona – são apostas do Turismo de Portugal que ajudaram a consolidar esta mudança.
Nesta alteração de paradigma enquadram-se também esforços como o desenvolvimento de produtos estratégicos alinhados com as características de cada destino turístico, a aposta decisiva na formação e uma política de incentivos de apoio ao investimento. Trabalho que resulta da colaboração permanente com os parceiros institucionais e privados, com o objectivo último de elevar a qualidade da oferta turística a padrões internacionais de referência.
A finalizar, o guia recomenda as experiências que o turista não pode perder e que podem mesmo mudar a sua vida. Gestos como a prova dos vários Vinhos do Porto, um passeio pelas povoações graníticas nas remotas montanhas da Peneda-Gerês, ver um pôr-do-sol nos monumentos megalíticos junto a Évora ou passar por Lisboa para provar o incontornável pastel de Belém.
2009-11-09 09:40
aicep Portugal Global
O livro “Lonely Planet’s Best in Travel 2010” refere que Portugal, uma sociedade de grandes tradições, com festas religiosas e populares, está a ser percorrido por uma vaga de modernidade que contamina as cidades, especialmente os centros históricos. Ali, a revitalização urbana está a permitir que boutiques, galerias de arte e cafés surjam em edifícios antes degradados, levando os habitantes e os visitantes a redescobrirem a atracção dos vibrantes centros das cidades.
O Turismo de Portugal congratula-se com esta distinção, que classifica o País como um destino em transformação, apelativo, que inova na oferta, apostado na modernidade e na sustentabilidade.
Portugal é referido como estando comprometido com o desenvolvimento sustentável e na vanguarda da inovação, ao investir fortemente na energia limpa e participando na produção de veículos não poluentes. Um reposicionamento da imagem do País que foi impulsionado este ano pela campanha de promoção internacional “Portugal Europe’s West Coast”, da responsabilidade do Turismo de Portugal, que retrata um destino turístico empenhado na sustentabilidade e no respeito pelo meio ambiente.
Outra das transformações apontadas pelo guia foi a que ocorreu nos últimos cinco anos na gastronomia nacional, que levou ao surgimento de restaurantes inovadores, onde se concebe e se serve o melhor da cozinha de fusão de nível internacional. Esta revolução estende-se também ao vinho, com os seus produtores a arrecadarem sucessivos reconhecimentos em concursos internacionais com os seus “vintages produzidos a partir de castas nativas”.
Também na base desta distinção está a aposta estratégica na qualidade e na divulgação do produto turístico “Gastronomia e Vinhos” junto dos principais mercados emissores. Iniciativas inovadoras – como o “Allgarve Gourmet”, que estimulou o surgimento de novas criações – ou a promoção do produto gastronómico e vínico em fóruns de referência - Millésime Madrid ou Forum Girona – são apostas do Turismo de Portugal que ajudaram a consolidar esta mudança.
Nesta alteração de paradigma enquadram-se também esforços como o desenvolvimento de produtos estratégicos alinhados com as características de cada destino turístico, a aposta decisiva na formação e uma política de incentivos de apoio ao investimento. Trabalho que resulta da colaboração permanente com os parceiros institucionais e privados, com o objectivo último de elevar a qualidade da oferta turística a padrões internacionais de referência.
A finalizar, o guia recomenda as experiências que o turista não pode perder e que podem mesmo mudar a sua vida. Gestos como a prova dos vários Vinhos do Porto, um passeio pelas povoações graníticas nas remotas montanhas da Peneda-Gerês, ver um pôr-do-sol nos monumentos megalíticos junto a Évora ou passar por Lisboa para provar o incontornável pastel de Belém.
2009-11-09 09:40
aicep Portugal Global
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