segunda-feira, agosto 17, 2009

Sintra de Verdade!!!!

Seara convidou Marco Caneira para presidente de junta

Autarca convidou o jogador do Sporting para cabeça de lista em Almargem do Bispo nas próximas autárquicas. Decisão causou mal-estar no PSD local

O candidato do PSD a Sintra, Fernando Seara, convidou um futebolista do Sporting, militante do CDS, para concorrer à freguesia de Almargem do Bispo. Mas a escolha de Marco Caneira não foi bem recebida pelo candidato aprovado pelo PSD local, João Carlos Mariano, que se sente revoltado. "Ninguém conhece nem se dedicou tanto à freguesia, porque ando aqui há 16 anos, concorri em várias listas, fui membro da assembleia de freguesia e secretário nos últimos quatro anos. Estou habituado a trabalhar com lealdade e honestidade e tudo o que sai desse âmbito revolta-me", afirma o candidato preterido.

Segundo explica, a sua candidatura foi aceite pela secção do PSD de Queluz (que abrange seis das 20 freguesias de Sintra), após o actual presidente da Junta ter anunciado que não iria recandidatar-se. "Disponibilizei-me para ser candidato e recebi luz verde para formar equipa", conta o empresário. No entanto, na quarta-feira, numa altura em que já tinha a lista constituída e o processo burocrático quase pronto, ficou a saber que já não era o candidato. "Numa reunião com Fernando Seara foi-me comunicado que o jogador Marco Caneira tinha sido convidado para cabeça de lista por Almargem e que eu poderia ficar em segundo lugar", conta. Como recusou, Seara propôs-lhe o sétimo lugar na lista da coligação Mais Sintra (PSD/PP/PPM/MPT) para a Assembleia Municipal. "Também não aceitei porque é uma decisão autoritária que passa por cima de quem trabalha e de tudo quanto é aceitável em democracia", acusa.

A decisão, diz, "desrespeita as estruturas partidárias" e mistura futebol e política. "Cheira-me a uma tentativa de manipulação de interesses na freguesia e não me admiro que seja uma manobra para que os terrenos da Casa das Selecções passem para a Câmara", avança (ver caixa).

Quanto à escolha de Caneira, João Mariano considera que a mudança "não será benéfica para o PSD, porque as pessoas vão perceber que é uma candidatura para enganar os eleitores".

Do lado do PSD, a troca causou estranheza mas foi aceite. "O nome de Caneira nunca foi considerado como hipótese e é natural que tenham sido criadas expectativas legítimas que acabaram goradas", explica o presidente da secção de Queluz, que admite ter "um entendimento diferente da escolha da direcção de campanha". No entanto, explica Adolfo Reis, "a decisão final é do candidato a secção irá colaborar trabalhar para a vitória".

Já Fernando Seara recusa comentar as afirmações de João Mariano, mas assume a escolha. "Sempre defendi que seria eu a escolher todos os candidatos a presidentes de Junta e fi-lo depois de ponderados todos os interesses e em articulação com as estruturas dos partidos da Coligação", assegura. "Há casos em que o cabeça de lista muda do CDS para o PSD e outros, como Belas, em que escolhi um independente", revela. No caso de Almargem, o actual presidente da Câmara salienta que "o Marco é um cidadão como outros, natural da freguesia" e que "vai ser um grande presidente porque tem experiência de vida e da terra". O autarca admite que o jovem não tem experiência autárquica, mas considera é irrelevante. "Há oito anos quando cheguei a Sintra a maior parte dos candidatos não tinha experiência. Além disso, ser autarca é compatível com outras actividades e há muitos presidentes que não se dedicam em exclusividade. Aliás, isso até é uma mais-valia que não haja demasiada profissionalização da política", defende Seara.

As listas da Coligação Mais Sintra serão entregues amanhã, o último dia do prazo legal. "Entregarei todas sem problemas", assegura Seara. Até lá, avança, "o Marco não irá prestar declarações".


in http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1336272&seccao=Sul