segunda-feira, agosto 17, 2009

Sintra de Verdade:

Coligação Mais Sintra mistura política com desporto


Depois de se saber que Luís Jesus é candidato à Junta de Freguesia de Belas, também se sabe hoje o candidato à Junta de Freguesia de Almargem do Bispo: Marco Caneira. Ambas as freguesias são da secção do PSD Queluz, um candidato vem do atletismo, o outro do futebol.

Ambos os candidatos foram seleccionados por Fernando Seara. Em declarações ao DN, o actual Presidente da Câmara Municipal de Sintra defende “que não haja demasiada profissionalização da política,” no entanto, é desconhecida qualquer participação cívica dos agora candidatos às Juntas de Freguesia de Belas e Almargem do Bispo.


Coligação Mais Sintra não tem processo democrático na elaboração das listas

Sabe-se hoje através do DN que a coligação Mais Sintra não tem um processo democrático interno para a elaboração das listas. O candidato Fernando Seara escolhe todos os candidatos às Juntas de Freguesia e os militantes e as secções tem apenas duas funções: fazer campanha e preencher os restantes lugares nas listas.

Marco Caneira substituiu João Carlos Mariano na candidatura a Almargem do Bispo

João Carlos Mariano refere estar na Assembleia de Freguesia ha 16 anos, e há 4 anos como secretário na Junta de Freguesia de Almargem do Bispo. O mesmo iria candidatar-se à Junta e a sua candidatura já estava aprovada pela secção do PSD Queluz, no entanto, Fernando Seara não concordou. Marco Caneira foi a opção de Fernando Seara e para apaziguar João Carlos Mariano propôs-lhe o 7º lugar nas listas à Assembleia Municipal de Sintra. João Carlos Mariano não aceitou.

Seara aposta em candidatos sem experiência pela segunda vez

Fernando Seara revela no artigo do DN que “a maior parte dos candidatos não tinha experiência” quando o mesmo se candidatou pela primeira vez à Câmara Municipal de Sintra.

Tempo parcial ou a tempo inteiro


Apesar da lei eleitoral não o exigir, os eleitores deveriam poder saber se os candidatos a presidente das Juntas de Freguesia são candidatos para exercer o mandato a tempo parcial ou a tempo inteiro.

O Cidadania Queluz perguntou aos candidatos às Juntas de Freguesia da cidade de Queluz do PS, Bloco de Esquerda e MMS (com presença na web), mas até ao momento o MMS foi o único a responder: tempo inteiro.

Recorde-se que os candidatos às Juntas de Freguesia assumem especial importância na defesa dos interesses das freguesias e na participação em Assembleia Municipal.



in www.queluz.org