segunda-feira, julho 27, 2009

Portugal (que é mesmo) de Verdade! (2)

Um milhão de portáteis e-escola entregues



Foram distribuídos, em média, dois mil computadores por dia, desde que os portáteis do e-escola começaram a chegar, em Julho de 2007. O computador 1 milhão foi hoje entregue em mãos por José Sócrates.

"Um passo em frente na modernização do nosso país", foi como o Primeiro-ministro classificou a meta alcançada: entre os alunos do primeiro ciclo (e-escolinha), os alunos do ensino secundário, e os do Programa Novas Oportunidades já foram distribuídos 1 milhão de computadores a preços reduzidos.

"A ambição era menor quando partimos para o programa", disse José Sócrates, que enfatizou o papel determinante da "concertação estratégica" com os operadores. "Em muitas casas a internet entrou 10 anos antes do que aconteceria sem o Programa", afirmou.

Zeinal Bava, presidente-executivo da Portugal Telecom, salientou, à margem da sua participação na cerimónia, o aumento do tráfego de dados na Internet verificado nos últimos dois anos em Portugal, que diz ser "fruto" do programa e do aumento da "literacia digital" no país.

"A utilização que as pessoas estão a fazer em termos de tráfego de Internet decuplicou. Ou seja, desde há dois anos para cá, o tráfego de dados que hoje temos na rede aumentou dez vezes", disse Zeinal Bava.

Rogério Diogo, aluno do Programa Novas Oportunidades, recebeu do Primeiro-ministro o portátil número 1.000.000. Durante a cerimónia comemorativa, que decorreu nas instalações do Citeforma, em Lisboa, foram entregues mais 14 computadores a alunos daquele centro de formação profissional. No local esteve também o Ministro das Obras Públicas, Transportes e Telecomunicações, Mário Lino.

À semelhança do que fizera há dois anos, quando optou por entregar os primeiros portáteis e-escolas a alunos do Programa Novas Oportunidades, o Primeiro-ministro realçou a importância da melhoria do nível de formação da população portuguesa, nomeadamente da população activa. "Não podemos esperar pela próxima geração, é esta que precisa de ser qualificada", afirmou José Sócrates.

Desde 21 de Julho de 2007 foram distribuídos uma média de 40 mil computadores por semana, disse o Primeiro-ministro. "Portugal é o primeiro país no Mundo onde as crianças que entram no primeiro ciclo do ensino básico têm acesso ao computador", acrescentou. O projecto foi já distinguido por empresas como a Intel, Toshiba, Cisco e Microsoft pelo pioneirismo.

O chefe de governo português acredita que a massificação da utilização informática é um sintoma de modernização do país, e deu o exemplo do boicote às eleições europeias em Águeda em protesto contra a inexistência de Banda Larga como um sinal de que as pessoas cada vez mais encaram o acesso à Internet como algo essencial e um direito que lhes assiste.

Por comentar ficou a eventual continuidade do Programa e-escolas e e-escolinhas no próximo ano, assim como a polémica em volta da Fundação para as Comunicações Móveis, que financia este projecto de "massificação do uso do computador".


in http://tek.sapo.pt/noticias/computadores/um_milhao_de_portateis_e_escola_entregues_1008686.html