quarta-feira, julho 08, 2009

Acerca da duplicidade de candidaturas

Eis que de repente, mais importante do que debater os problemas dos cidadãos o que importa é debater a problemática das duplas candidaturas.

Vamos a isto:

Será Ana Gomes duplamente candidata a alguma coisa?

Claro que não!

Quando avançou como candidata ao Parlamento Europeu Ana Gomes era candidata exclusivamente ao Parlamento Europeu. É evidente que já se anunciava que viria a ser candidata á CMS mas naquele momento OBJECTIVA e FORMALMENTE Ana Gomes era exclusivamente candidata ao Parlamento Europeu.

Neste momento Ana Gomes é deputada ao Parlamento Europeu e decidiu liderar uma lista de candidatos á presidência da CMS.

É candidata a mais alguma coisa para além da CMS?

Meia-dúzia de opinion-makers incomodados com a força da candidatura de Ana Gomes a Sintra apressaram-se em ver a posição do PS de não permitir candidaturas simultâneas a eleições legislativas e autárquicas como um reparo á situação de Ana Gomes ou Elisa Ferreira.

Nada mais falso.

A interpretação da tomada de posição do PS que deverá ser feita é a de que com esta medida se evitam VERDADEIRAS duplas candidaturas.

A pré-campanha eleitoral para as autárquicas e legislativas vai cruzar-se.
Os processos burocráticos de aceitação de candidaturas em tribunal irão cruzar-se. Quem for candidato a legislativas e autárquicas será verdadeiramente e OBJECTIVAMENTE candidato a duas realidades distintas ao mesmo tempo.

Não é o que acontece com Elisa Ferreira ou Ana Gomes.

Foram exclusivamente candidatas ao Parlamento Europeu.

São exclusivamente candidatas a Câmaras Municipais.

Fernando Seara era deputado quando se candidatou a presidente da CMS?
Suspendeu ou demitiu-se do cargo que ocupava até então?

Rui Rio era deputado quando se candidatou a presidente da CMP?

Manuel alegre demitiu-se de deputado quando se candidatou a Presidente da República?


Parece que o rigor de análise não quer nada com alguns escribas que vamos lendo. A objectividade e formalidade são, cada vez mais, realidades afastadas do debate político. Devemos lamentar…