quarta-feira, fevereiro 11, 2009

Expressões da Igreja Católica podem «incentivar homofobia»

Em reacção às palavras da Conferência Episcopal Portuguesa que considera que o casamento entre pessoas do mesmo sexo é uma ameaça à sociedade, o dirigente da Juventude Socialista, Duarte Cordeiro, mostra-se desagrado com os termos utilizados pela Igreja Católica, considerando que podem «incentivar a homofobia».

A Conferência Episcopal Portuguesa considera que o casamento entre pessoas do mesmo sexo é uma ameaça à sociedade, embora não faça um apelo aos católicos para que se mobilizem contra a proposta.



O secretário-geral da Juventude Socialista, Duarte Cordeiro, diz que não fica surpreendido com a posição da Igreja Católica sobre o casamento entre pessoas do mesmo sexo, mas afirma-se desagradado com os termos utilizados.

«A Igreja em relação a esta matéria esquece-se que vivemos numa sociedade conservadora, em algumas zonas do país e este tipo de afirmação da forma como foi feita, com as expressões que foram utilizadas, incentiva alguma homofobia no nosso país. Esse é o aspecto que me preocupa e me desagradou, da forma como a Igreja transmite as suas posições, um bocadinho alarmista, procurando criar confusão desnecessária», salienta.

O casamento entre pessoas do mesmo sexo faz parte da moção com que José Sócrates se recandidata à liderança do PS e que será apresentada no Congresso dos socialistas, agendado para o final do mês.


in TSF.pt