quarta-feira, novembro 05, 2008

Amerika is Wunderbar

As eleições Americanas estão terminadas, viva Obama, e os Democratas ganharam em toda a linha, Presidência, Senado, Casa dos Representantes.

Mas outro aspecto menos discutido nas eleições Americanas, é que nos EUA, além de votarem ao mesmo tempo para o Presidente, para o Senador do Estado, e para o Representante, cada Americano em cada Estado também vota em medidas concretas.

Para exemplificar, seria o mesmo que nas Eleições Municipais, além dos três votos da praxe, também pudessemos votar medidas específicas, como se discordamos ou não do financiamento Camarário para o projecto X ou Y...

Ora, a análise destas propostas é muito gira (estão neste link: http://edition.cnn.com/ELECTION/2008/results/ballot.measures/ ):

Por exemplo, assiste-se a um número de Estados que recuam nos direitos que dão aos homossexuais (Ban Homossexual Marriage!), no entanto, vemos Estados que aprovam a Eutanásia, ou a utilização da Marijuana para fins médicos.

Independentemente da nossa ideia sobre estas ideias, o principio parece-me muito bom: Em cada eleição, cada Eleitor pode afectar directamente as políticas do próximo mandato, sendo consultado sobre temas relevantes - e de forma que é eficaz em termos de custos. E aparentemente, nos EUA conseguem discutir estes temas todos, ao mesmo tempo...

Algo bom para trazer para Portugal, não?