quarta-feira, junho 06, 2007

Win Duisenberg is my hero

Muitos Eurocépticos irão aproveitar a recente subida da taxa de Juro directora da Zona Euro como mais um suposto motivo da "malevolência" Europeia, e do Euro.

"Observai, a taxa de juro sobe e os pobres é que pagam com isso!" Dirão certamente radicais de esquerda e de direita (são iguais) sobre esta situação.

Ir-se-ão convenientemente esquecer que mesmo a 4%, ou mesmo a 8%, as taxas de Juro em Portugal (e no resto da Europa) continuam num nível HISTORICAMENTE baixo - more on this here.

Irão também argumentar certamente que é culpa do Euro que as familias e empresas se endividaram: Ai estarão 50% certos, na medida em que foi a estabilidade económica e cambial que permitiu uma queda acentuada das taxas de Juro, que permitiu que o nível de individamento aumentasse muito (no caso Português é argumentável que estamos sobre-endividados porque o Euro é tão fixe para nós, que enfrentamos uma taxa de Juro excessivamente baixa, mas isso é outra história).
Ai será bom perguntar a tais críticos se preferiam uma taxa de juro de 10%.

Um ou outro irá argumentar que é por causa do Euro que a vida está mais cara: Wrong, é por causa da inflação que os preços sobem, inflação que curiosamente o BCE mantém de forma extremamente competente num nível estúpidamente baixo (2%).

Enfim, irão argumentar uma data da coisas. E vos garanto que nem uma é verdadeira.

PS: É catita como Sarkozy, que na campanha eleitoral se fartou de se mandar contra o BCE, agora já vem defender a independencia deste. Muito catita.
PPS: Que os Deuses salvem o BCE dos políticos :)

1 Comments:

Blogger Quiebrodisse...

Já se esqueceram como era bom antes da UE!!!

16:07:00  

Enviar um comentário

<< Home