sexta-feira, junho 08, 2007

Verdades...

Não há dúvida que uma mentira repetida muitas vezes vem a ser verdade.
Apliquemos isto ao tão falado caso do Prof. Charrua e da DREN:

Noticia do Expresso:
"
Depois do "caso Charrua"
Governo reconduz Margarida Moreira na DREN

Não há dúvida que o primeiro-ministro e a ministra da Educação querem Margarida Moreira à frente da DREN

Margarida Moreira, há dois anos responsável máxima da Direcção Regional de Educação do Norte (DREN) foi, hoje, reconduzida no cargo. Em despacho, hoje publicado no 'Diário da República' e assinado pelo primeiro-ministro e pela ministra da Educação, a directora regional vê o seu lugar garantido através de uma nova nomeação.
A recondução de Margarida Moreira surge na sequência da alteração da lei orgânica do Ministério da Educação. Por norma, esta alteração legislativa acarreta a cessação automática de funções dos altos funcionários, precisando, para que tal não se verifique, de uma recondução oficial nos cargos que ocupam.
Depois da polémica causada pela suspensão de funções na DREN do ex-deputado social democrata, Fernando Charrua – na sequência de uma alegada anedota que contou sobre o primeiro-ministro – o Governo podia ter optado por deixar sair a directora regional. Hoje, mostrou que não o quer fazer."

Noticia do Público:
"
Decisão tomada antes de conhecido o recurso
DREN: Fernando Charrua desvaloriza recondução de Margarida Moreira
O professor suspenso pela Direcção Regional de Educação do Norte (DREN), Fernando Charrua, desvalorizou hoje a recondução no cargo da directora regional, Margarida Moreira, alegando que o despacho publicado no Diário da República é anterior ao recurso do processo de que foi alvo.
"O despacho da ministra da Educação e do primeiro-ministro é absolutamente normal porque tem data de 8 de Maio", disse Fernando Charrua, em declarações à Lusa.

Segundo o docente, "provavelmente, a 8 de Maio, quando assinou o despacho, a ministra da Educação não sabia ainda do recurso interposto quatro dias antes [para contestar a suspensão decidida pela DREN]".

Fernando Charrua salientou que a directora regional de Educação do Norte, Margarida Moreira, foi reconduzida no cargo na sequência do processo de reorganização daquela estrutura, que "obrigava a que o órgão fosse reinstalado".

O professor suspenso disse que "já conhecia" o teor do despacho "desde o dia em que foi assinado", alegando que foi informado "por colegas". (…)"

Permitam ainda que cite a camarada Ana Gomes:
"
Drenagens urgentes...

A imprensa anuncia que a Directora da DREN foi reconduzida.
Ele há limites para tudo. Por isso, opto por reproduzir aqui o seguinte:

"Pondero que este deplorável episódio, a não ser prontamente corrigido, afecta a sanidade funcional da administração pública e a imagem política do Governo e do PS, podendo ainda encorajar uma perigosa deriva autoritária e de anti-democrática delação".

Trata-se de extracto de uma carta que enviei a 23.5.2007 à Comissão Nacional do PS e ao Secretário-Geral do PS."





Procurem as diferenças!
Não está em causa se o Prof. Charrua foi ou não bem suspenso. Para isso existem os inquéritos.
O que está em causa é o tratamento dado pelos diferentes órgãos de comunicação social. Até o Prof. Charrua vem dizer que o despacho de nomeação é anterior ao recurso. “Absolutamente normal ” é como o despacho é qualificado por Charrua.
Mas veja-se o alarido que isto criou.
Aqui d’el rei que o 1º Ministro nomeou a directora da Dren em pleno período conturbado!!!
O que para além de tudo isto me assusta, são declarações de camaradas como a camarada Ana Gomes (por quem tenho a maior admiração). Porque da parte dos jornais, embora digam que o governo tem boa imprensa, já vamos estando habituados a cenas destas…