segunda-feira, junho 04, 2007

Susana Ramos nomeada Vice-Presidente do Instituto Português da Juventude

Susana Ramos, Vereadora da Câmara Municipal de Sintra, eleita pelo Partido Socialista, apresentou, no passado dia 1 de Junho e nos termos legais aplicáveis, a renúncia ao mandato, em virtude de ter sido nomeada Vice-Presidente do Instituto Português da Juventude, nomeação feita pelo Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, Laurentino Dias.

Eleita em Outubro de 2005, Susana Ramos desenvolveu, ao longo destes últimos dois anos, um trabalho no âmbito das Políticas Municipais de Juventude disponibilizando uma resposta global às necessidades dos jovens.

A Juventude não foi, pois, entendida como uma categoria genérica. Os desafios colocados à Autarquia no domínio da Juventude, que ultrapassaram muitas vezes a gestão financeira, trouxeram uma outra dinâmica a este sector, ou não tivessem as parcerias (públicas e privadas) sido entendidas como fulcrais para o incremento desta área, porque permitem uma acção fundamentada na transversionalidade e na união de sinergias.

Foram, neste últimos dois anos, estruturados um conjunto vasto de acções, centradas, essencialmente, no desenvolvimento de uma Política de Juventude concelhia, tendo sido priorizados objectivos estratégicos como a integração social, o emprego e a formação profissional (1), a ocupação de tempos livres e a promoção de estilos de vida saudáveis (2), o associativismo juvenil (3) e a cidadania e cultura (4).

O Cartão Jovem Municipal EURO<26 do Município de Sintra, a Feira Sintra (In)Forma, o Programa Férias em Sintra!, o Festival de Vídeo Jovem de Sintra, os Programas de Voluntariado Jovem (Florestas e Praia) ou o Tour Agarra a Vida são apenas alguns dos muitos projectos desenvolvidos.

Um destaque ainda para a Parceria de Desenvolvimento Rumos de Futuro, um projecto que se refere à integração de (ex-) reclusos no mercado de trabalho. Através do Gabinete da Juventude, foi assegurada a presença da Câmara no Projecto, e coordenada a área do envolvimento de empregadores, na vertente transnacional do Rumos de Futuro.

A par da intervenção do Gabinete da Juventude, foi ainda tutelado o Serviço Municipal de Informação ao Consumidor.

Neste, foi feita uma grande aposta no desenvolvimento de políticas de promoção da cidadania, nomeadamente através do Julgado de Paz de Sintra, que em Março deste ano comemorou um ano de existência (e de grande sucesso).

Foi mantido, pelo excelente corpo de técnicos deste serviço municipal, um trabalho de informação, apoio e aconselhamento específico dos consumidores da área do município, nomeadamente através de programas de informação aos consumidores e de mediação de conflitos de consumo.

Foram desenvolvidos projectos de aconselhamento genérico aos consumidores visando proporcionar-lhes informação sobre os seus direitos, concretamente através de parcerias com os jornais locais e que se traduziram na publicação periódica de artigos sobre consumo, alimentação, acesso à justiça e domínios conexos.

Foram também desenvolvidos projectos no domínio da educação, consubstanciados em acções de formação sobre alimentação e nutrição e sobre a prevenção do sobreendividamento, e ainda momentos formativos dirigidos a públicos-alvo específicos, como os reformados e os jovens consumidores, com a realização de palestras e colóquios sobre diversas vertentes do domínio do consumo.

Dois anos de trabalho que permitem o reconhecimento do papel de uma (jovem) autarca socialista à frente de dois importantes Pelouros. Dois anos de muito trabalho e muitos sucessos para o Município de Sintra.

Com esta saída, o camarada Eduardo Quinta Nova integrará agora o elenco Camarário.
Advogado, Jurista, é Assessor jurídico no Grupo Parlamentar do PS na Assembleia da Republica. Especialista em Direito do Trabalho, é Consultor do CIES/ISCTE. Foi Presidente da União Geral de Consumidores e actualmente é membro da Conselho Tarifário e do Conselho Consultivo da Entidade Reguladora do Sector Eléctrico.

Enquanto jovem autarca, foi líder de bancada do PS na Assembleia de Freguesia de S. Marcos, Presidente da Comissão Fiscalizadora Económica e Financeira da FAUL e membro da Comissão Nacional de Jurisdição do PS. Actual membro do Secretariado da CPC-PS Sintra, tem desenvolvido um papel predominante na dinâmica interna do Partido, em particular, com a organização das acções de formação no âmbito da Intervenção autárquica. in www.puxarporsintra.com