quarta-feira, junho 27, 2007

Seara quer manter Portela com Sintra e Montijo para "low cost"

Fernando Seara quer colocar Sintra no mapa dos aeroportos nacionais.Em artigo de opinião publicado ontem no Diário de Notícias, o Presidente da Câmara de Sintra defende que "manter a Portela deve ser uma realidade a ponderar, com o low cost para Montijo e Sintra, e explorar este último para outras utilizações, nomeadamente turismo e substituição do aeródromo de Tires".

O aeroporto da Portela, defende o autarca de Sintra, "só deverá ser substituído por um novo aeroporto caso se confirme a existência de um requisito obrigatório que não possa ser atingido por outra via existente e menos dispendiosa".

Seara fala ainda na opção Portela + 1, semelhante à defendida pelo estudo preliminar concretizado pela Confederação da Indústria Portuguesa este mês, mas numa variante "Portela + Sintra (ou Montijo)", ou até na hipóteses de serem três os aeroportos a apoiar as actuais instralações da Portela (Portela + Sintra, Montijo e Alverca.

Prever o tráfego aéreo para os próximos trinta anos é a misssão a cumprir pelos estudos que estão a ser feitos, escreve Fernando Seara. A viabilidade de cada uma das soluções deve ser estudada por "especialistas e técnicos de tráfego e aeroportos - e não apenas o LNEC (Laboratório nacional de Engenharia Civil)", remata.

in Alvor de Sintra



Há pachorra?