quarta-feira, junho 20, 2007

Nukes r' us

Pedro Sampaio Nunes, que dirigiu o projecto para a instalação de uma central nuclear em Portugal afirmou que a Enupor - Energia Nuclear de Portugal vai esperar o tempo que for necessário e que está atenta a oportunidades noutros países.


Cute isn't it? Não desistem de tentar construir uma central Nuclear em Portugal.

E o mais giro, é que eu realmente não tenho certezas sobre este assunto (além de que o Sócrates não quer, logo não será feita nos próximos tempos).

Tenho também uma irritação com a discussão deste assunto, porque se assume que quem é a favor de uma central Nuclear é automaticamente um capitalista selvagem, e quem é contra é automaticamente um membro do PCP - Ala verde.

O mais giro é que ambos os lados têm bons argumentos:

- A favor temos que a energia Nuclear é limpa (Zero Carbono), abundante (e não me venham com histórias, se queremos manter o estilo de vida Ocidental, e espalhar esse estilo de vida ao resto do mundo, precisamos de MUITA energia), praticamente inesgotável, e extremamente segura: Não me venham com Chernobyl,uma central construida com tecnologia arcaica, comprar Chernobyl com uma Central Moderna é o mesmo que comprar o Flyer I com um A380... além disso, a zona de Chernobyl é hoje um paraíso ecológico, os efeitos da radiação não são tão maus como se pensam.

- Contra temos que..bem, na altamente improvável hipotese do reactor derreter, a zona no raio de uns kilometros fica inabitável para seres humanos durante uns milharzitos de anos. Além disso, uma central Nuclear é cara de construir, cara de manter, e os resíduos nucleares são estupidamente caros de armazenar. Aliás, os privados querem sempre construir e operar as Centrais (porque mesmo assim são rentáveis, e o proveito é bastante estável dado o preço relativo da matéria prima), mas nunca vi nenhum privado querer arcar com os custos de armazenar lixo nuclear durante uns milhares de anos.

Enfim. Acho que o melhor que podemos fazer é esperar pelo ITER, e comprar acções da Martifer, entretanto.

No entanto, se esta opção não é a meu ver, urgente, não deve ser excluida.