terça-feira, junho 12, 2007

From Russia with Love

"Mr. Gorbatchev, tear down that wall"


Foram estas as palavras que Reagan deixou no seu famoso discurso em frente ao Muro de Berlim, no dia 12 de Junho de 1989, dirigindo-se ao então Presidente da URSS.

E o que fez esse Presidente?
Well, he indeed tore down that wall.
Afinal, enquanto líder da URSS, Gorbatchev poderia ter ordenado uma intervenção do Exército Vermelho quando o governo da Alemanha de Leste começou a cair de podre, culminando no dia 9 de Novembro de 1989 quando o muro "caiu" (O muro não caiu, ficou por lá ainda mais uns tempos, simplesmente as restrições de viagem entre este e oeste foram levantadas).

Mas Gorbatchev, um visionário, não o fez, pagando caro por isso ao enfrentar os ultra-conservadores Comunistas que tentaram o Golpe de 1991, que falhando originou a queda da URSS.

The Point Is:
O Ocidente não "venceu" a Guerra Fria. A Russia não foi derrotada. Simplesmente recusou a guerra (fria).

E agora, quase 20 anos depois, a Russia, históricamente uma potência mundial, é aviltada ao ver os adversários que ela RECUSOU combater, a aproximarem-se do seu quintal, construindo um escudo antimissil em Países que tendo o direito à sua Indepêndencia, não podem esquecer a sua realidade geográfica (A Bear at their doorstep).

E depois, queixam-se que o Putin quer apontar uns misseizitos à Europa.