terça-feira, fevereiro 06, 2007

PS: porque é que Marques Mendes não propôs antes mudar a lei

O socialista Vera Jardim questionou hoje porque é que o presidente do PSD, Marques Mendes, e outros defensores do «não» que agora sugerem mudar a lei para afastar as mulheres dos tribunais não o fizeram mais cedo.
Em declarações à agência Lusa, o deputado do PS contestou a possibilidade de se alterar a lei em caso de vitória do «não» como sugere Marques Mendes, porque os eleitores terão nesse caso escolhido manter o actual Código Penal português no que respeita ao aborto.
Vera Jardim perguntou porque é que o presidente do PSD e outros deputados pelo «não» à despenalização do aborto realizado por opção da mulher nas primeiras dez semanas «não apresentaram na altura no Parlamento outra alternativa para referendo».
Se queria mudar a lei noutro sentido que não o objecto do referendo de 11 de Fevereiro, proposto pelo PS e apoiado pelo PSD e pelo BE, Marques Mendes que «tivesse apresentado na altura» uma proposta, que «tivesse pensado nisso» antes, disse Vera Jardim.
O ex-ministro da Justiça sugeriu que Marques Mendes e outros defensores do «não», como o presidente do CDS-PP, Ribeiro e Castro, que agora sugerem novas soluções legislativas, não as propuseram antes «porque sempre foram defensores da criminalização e da penalização das mulheres».
Diário Digital / Lusa