terça-feira, julho 18, 2006

Para o Natal..

..Quero metro até Mem-martins.

Se acham que sou maluquinho, façamos umas contas: A área urbana de Lisboa tem 2 milhões de pessoas (sendo que eu valho por 3), e um metro com uma extensão de 37km.

A área Urbana de Londres tem 17 milhões de bifes e 408 quilómetros de metro.

A área Urbana de Paris tem 11 milhões de Franceses e um metro de 220 quilómetros

Em comparação por área Urbana:
- Lisboa tem 18.5km de metro por milhão de habitantes.
- Londres tem 24km de metro por milhão de habitantes.
- Paris tem 20km de metro por milhão de habitantes.

Portanto, a área urbana de Lisboa tem um metro curto. E em que direcção é lógica a sua expansão? Na direcção do Concelho com mais população, que é Sintra! E dentro de Sintra, que zonas deveria servir esse metro? Queluz, Cacém, RIO DE MOURO, e Mem martins, zonas cuja população somada deve corresponder a uns 5% da população total da área urbana de LX.

Só irá argumentar que "essa zona já é servida pela CP" quem não anda de comboio, meio de transporte que está totalmente saturado. O metro seria uma alternativa de qualidade que iria desanuviar a CP, mas também a IC19. E mais, tem a vantagem de poder ser expandido não só na direcção de Lisboa, mas também noutras direcções: Porque não ligar Sintra a Oeiras de metro? Teria toda a lógica!

Enfim, não que isto vá suceder enquanto o Seara lá estiver. Não que ele seja mau homem, mas se não queria lá estar em primeiro lugar, nem deve ter pensado nisto.